A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) estará presente na Expo Defense 2026, evento voltado ao fortalecimento da Base Industrial de Defesa e Segurança Pública brasileira que reunirá representantes do governo, indústria, Forças Armadas, academia e especialistas do setor. Um dos destaques do evento, que ocorrerá nos dias 21 e 22/5, na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis, é a cerimônia de premiação do concurso “Soluções de Startups para Defesa”, no dia 21, às 14h.
Realizado pela Agência em parceria com a FIESC, o concurso premiará as 10 startups vencedoras com o valor de R$ 15 mil, para cada uma, em cerimônia que será conduzida no estande da ABDI pelo presidente da Agência, Olavo Noleto, e pelo presidente da federação catarinense, Gilberto Seleme.
Além da premiação financeira, as vencedoras terão a oportunidade de apresentar suas soluções durante os dois dias da Expo Defense, o que ampliará a visibilidade institucional das startups e possibilitará a conexão de cada uma delas com empresas, investidores, governo e potenciais parceiros estratégicos.
O edital do concurso Soluções de Startups para Defesa busca identificar, reconhecer e apoiar soluções inovadoras com potencial de aplicação no setor de Defesa e Segurança Pública e abrange propostas voltadas a áreas estratégicas e tecnológicas, como veículos remotamente pilotados, cibernética, aeroespacial e naval. Prioriza, assim, soluções capazes de contribuir para o aumento da competitividade industrial e fortalecimento da capacidade nacional em setores críticos.
A defesa nacional também é um vetor de desenvolvimento econômico, tecnológico e industrial. Ao incentivar inovação, tecnologias e o fortalecimento do ecossistema nacional de defesa, a ABDI contribui para ampliar a autonomia estratégica do Brasil.
Também estarão presentes no evento o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e o diretor do Departamento de Desenvolvimento da Indústria de Alta Complexidade Tecnológica do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Adriano Macedo Ramos.
Programação da ABDI na Expo Defense:
08h30 – Entrevista do Presidente da ABDI – Olavo Noleto
09h00 às 10h30 – Cerimônia de Abertura | Auditório Egon
- Solenidade de abertura, com Gilberto Seleme, Presidente do Sistema FIESC
- Palestra magna
- Lançamento e assinatura do Edital Soberania | Inovação, com Fábio Pinto, Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina
10h30 às 12h – Visitação guiada – presidente Olavo Noleto, ministro José Múcio Monteiro e demais autoridades
12h30 às 13h30 – Intervalo para almoço
14h00 – Premiação das startups vencedoras do concurso, no estande da ABDI pelo presidente da Agência e pelo presidente da FIESC
Serviço
Expo Defense 2026
Data: 21 e 22 de maio de 2026
Hora: das 8h às 18h30
Local: Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC)
Endereço: Rod. Admar Gonzaga, 2765 – Florianópolis/SC, 88034-001