ABDI leva tecnologia e inovação para a Game XP

Presidente da Agência, Guto Ferreira, e o ex-jogador Ronaldinho Gaúcho fazem abertura do maior game park do mundo

Entre os dias 6 e 9 de setembro, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) desembarca na Game XP, no Rio de Janeiro, com a maior arena de inovação e tecnologias aplicadas à indústria. O Innovation Park powered by ABDI será um espaço de 800 metros quadrados, dentro da Inova Arena, para o público conhecer e vivenciar tecnologias aplicadas à indústria 4.0, tais como Inteligência Artificial, Realidade Virtual, Robótica, Segurança Cibernética, além de soluções voltadas para a mobilidade, comunicação e cidades inteligentes.

O presidente da ABDI, Guto Ferreira, estará na abertura da Game na quinta-feira (6), às 14h, para apresentar as atrações do Innovation Park. “Será uma grande oportunidade para os visitantes terem acesso às soluções concebidas pelas indústrias, pelas startups, e poderem criar suas próprias experiências. Tudo de uma forma lúdica e gamificada. É a indústria 4.0 aplicada a inúmeras situações do dia a dia”, adiantou o presidente da ABDI.

O ex-jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho participa da abertura para falar sobre as criptomoedas nos e-sports e a utilização da internet para interação com o público.

A abertura também contará com uma dinâmica de “Serious Games”, jogos eletrônicos que têm como principal objetivo treinar pessoas, de vendedores de loja a operários e médicos, por meio de um ambiente virtual que imita a realidade de uma empresa e simula os desafios de empreender. A ação será promovida pela ABDI, por meio do Laboratório de Inovação do Varejo (ProVA), em parceria com a startup Edulabzz.

ABDI na Game XP

De olho no potencial das tecnologias ligadas à quarta revolução industrial ou que usam a gamificação como vetor de negócios, a ABDI apresenta 13 atrações. Com 800 metros quadrados, o Innovation Park Powered by ABDI será um espaço integrado à Game XP para o público conhecer e vivenciar tecnologias tais como Inteligência Artificial, Realidade Virtual, Robótica, Segurança Cibernética, além de soluções voltadas para a mobilidade, comunicação e cidades inteligentes.

Uma das grandes estrelas da Innovation Park da ABDI será uma cápsula da empresa Hyperloop Transportation Technologies para simular a tecnologia de transporte de altíssima velocidade. Os visitantes poderão experimentar as sensações de usar o transporte a vácuo com segurança, eficiência e sustentabilidade.

» Acompanhe as inovações que serão apresentadas no Innovation Park Powered by ABDI:

1. Cápsula de transporte da Hyperloop
Uma cápsula simulará o sistema de transporte de passageiros e carga, que poderá alcançar até 1,2mil km/h. Seria como realizar o trajeto São Paulo-Rio de Janeiro em menos de 30 minutos. O sistema desenvolvido pela Hyperloop Transportation Technologies utiliza plataformas elevadas e foi desenvolvido para funcionar sem o atrito e a resistência do ar. A tecnologia envolve levitação magnética e bombas a vácuo para eliminar o ar dos tubos por onde a cápsula se locomove.

2. Robôs da Motoman do Brasil 
Representante da japonesa Yaskawa, a Motoman do Brasil vai oferecer treinamento online com instrutor expert em robótica. No espaço da ABDI, serão construídas 12 estações, com seis robôs GP8, onde os visitantes poderão operar, programar e testar os seus próprios jobs. Haverá total interatividade com o que há de mais moderno na indústria 4.0 (redes, simulações 3D, robótica).

3. Robôs da Universal Robots
O público poderá interagir com 6 robôs Cobots, da Universal Robots, pioneira na criação de robôs colaborativos no mundo. Os Cobots são robôs que interagem com o ser humano ao realizar uma tarefa, seja na indústria, comércio ou outras aplicações. O objetivo é oferecer aos visitantes a experiência homem e máquina. A robótica colaborativa é um dos pilares da indústria 4.0, por isso a Universal Robots já possui mais de 25 mil Cobots no mundo em apenas 10 anos de existência.

4. Mini laboratório do L.O.U.Co
O Laboratório de Objetos Urbanos Conectados (LOUCo) estará na Game XP em uma versão “pocket”, onde os participantes poderão construir, em impressoras 3D, diversos objetos (mini robôs, pequenos protótipos, brindes) utilizando os mesmos equipamentos que existem no laboratório real. Será um espaço de prototipação de projetos dentro do evento. Inaugurado em 2016, o LOUCo é um makerspace do Porto Digital, em Pernambuco, aberto à sociedade para criação, desenvolvimento e prototipagem rápida de soluções em bem-estar, saúde, esportes, meio-ambiente, transporte, mobilidade, cultura, entretenimento e urbanismo.

5. ZoOme garante “papo reto” com celebridades
A plataforma desenvolvida pela ZoOme possibilita interação entre celebridades e fãs em tempo real. Durante a Game XP, os visitantes poderão baixar o aplicativo, que terá como embaixadores o youtuber Whindersson Nunes e o ex-jogador Ronaldinho Gaúcho. O ZoOme funcionará como um provedor de canais de TV online e interaction network de vídeo on demand, e oferecerá a possibilidade da contratação de assinaturas premiums para fãs se comunicarem com seus ídolos. Além de influenciadores e artistas, será possível encontrar os jornais e programas preferidos da televisão.

6. Ataque cibernético com a Rusticon
Durante a Game XP, o Rusticon vai demonstrar um ataque cibernético em estação de jogo no espaço da ABDI. Enquanto o público estiver jogando, armas e valores ganhos no jogo, serão “roubados” por funcionários da Rusticon que estão atacando os computadores dos jogos. A proposta é fazer uma simulação de ataque e defesa cibernética para alertar para a importância da segurança de dados e para o potencial de geração de empregos na área de defesa on-line.

7. Hackathon da BRF
Uma das maiores companhias de alimentos do mundo, detentora de mais de 30 marcas em seu portfólio, a BRF vai aproveitar a Game XP para realizar um hackathon. A ideia é reunir participantes recém-inscritos para apresentarem soluções de games para treinamento das operações das Estações de Tratamento de Efluentes com tecnologia de iodos ativados com ar difuso. O time classificado terá acesso direto ao programa de inovação da BRF, ou seja, será conectado ao ecossistema e terá oportunidade de continuar o desenvolvimento da solução junto com os mentores especialistas da BRF para aplicação final em escala.

8. Aviões da Embraer com a Virtual e a Phygitall
Durante a Game XP, a gigante Embraer se unirá às startups Virtual e Phygitall para levar experiência e entretenimento para o público. A Virtual Avionics apresentará uma inovação em simulação de voo: uma cabine virtual da Embraer e o cockpit de mesa, com equipamentos modernos focados no ensino de voo para pilotos e entusiastas. Já a Phygitall, especialista em Internet das Coisas (IoT), apresentará o jogo Cubo dos Dragões, que consiste na interação através de aplicativo para localizar os sensores (Cubos dos Dragões) da Phygitall, que estarão espalhados na arena da ABDI. Os sensores emitirão sinais para direcionar os jogadores e estes terão um tempo limitado para localizar os “cubos” dentro do ambiente indoor. Os três maiores ranqueados durante todo o evento ganharão prêmios e brindes.

9. Nearbee apresenta aplicativo de emergência
Durante a GameXP, a Nearbee, startup focada em soluções de segurança inteligente, vai divulgar a plataforma "Emergência RJ", aplicativo oficial da Secretaria de Segurança do Estado do Rio. A plataforma permite que pessoas realizem chamados emergenciais (190) enviando localização e outras informações instantaneamente, sem a necessidade de realizar ligações telefônicas, muitas vezes impossibilitadas de serem feitas em uma situação emergencial ou denúncia.

10. Birmind contribui com a análise de dados industriais
Especialista em análise de dados industriais, a BirminD vai demonstrar as funcionalidades do B-Wise, um simulador de processo industrial, que utiliza as tecnologias de IoT e Data Analysis integrado ao produto BirminD. Por meio de um dispositivo, o visitante poderá controlar um pequeno sistema industrial na tentativa de obter um melhor rendimento. O intuito é demonstrar a dificuldade e a importância de ter processos industriais devidamente configurados para reduzir consumos e diminuir os impactos no meio ambiente.

11. Flixr lança App do Menino Maluquinho
Em parceria com a Ziraldo Artes Produções (ZAP), a startup Flixr lançará, na Game XP, o aplicativo de realidade aumentada do Menino Maluquinho. Por meio do aplicativo, as crianças poderão interagir com o Menino Maluquinho, a Julieta e Turma do Pererê. Além de tomar conta dos personagens, ajudando em sua higiene, sono, vestuário e alimentação, a criança terá acesso a mais de 20 atividades e histórias interativas em 3D, onde deve explorar seu ambiente acompanhada dos amigos virtuais, que conversam com a criança através de recursos de inteligência artificial e visão computacional. Por meio de um mapa 3D, a criança poderá encontrar recompensas e desbloquear conteúdo exclusivo, de modo similar ao precursor Pokémon Go. A Flixr foi uma das 13 startups selecionadas no Batch 3, do Creative Startups, programa de aceleração da Samsung.

12. LESC apresenta drones para situações de emergência
O Laboratório de Engenharia de Sistemas Computacionais (LESC), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), fará demonstração de um voo (real) de um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), equipado com um sistema de detecção automática de pessoas que usa duas câmeras de baixo custo. O voo do drone será controlado por piloto em solo e deverá ser realizado dentro de uma área delimitada e protegida. Durante o voo, o VANT captura as imagens que são transmitidas para um dispositivo móvel em solo que, por sua vez, fará a detecção automática das pessoas que aparecerem nas imagens capturadas pelas câmeras on-board. O LESC está envolvido em projetos para a construção de uma Plataforma Computacional para auxílio e resgate de vítimas de desastres naturais.

13. NONG lança drones para agricultura
Startup com foco na agricultura de precisão, a Nong vai apresentar, durante a Game XP, sua tecnologia de drones. No espaço da ABDI, os visitantes acima de 18 anos poderão pilotar drones com a presença de um piloto experiente da Nong e também poderão assistir a um vídeo promocional do evento, com imagens captadas exclusivamente pelos drones. A proposta da Nong é tornar acessível a tecnologia de Mapeamento Aéreo com Drones e VANTs.

» SERVIÇO:

ABDI na Game Experience (Game XP): Innovation Park Powered by ABDI
Data: 6 a 9 de setembro
Local: Parque Olímpico da Barra da Tijuca – Rio de Janeiro
Informações: Assessoria de Comunicação da ABDI, pelo telefone (61) 3962-8700 ou pelo e-mail [email protected] 

Acompanhe a cobertura em tempo real pelas nossas redes sociais:
https://www.facebook.com/abdi.digital/
https://twitter.com/abdi_digital

Multimídia

MetaIndústria