ABDI marca presença na abertura do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo

ABDI marca presença na abertura do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo

Evento reuniu mais de 3 mil pessoas entre líderes, especialistas, cooperativistas e cooperados
Foto: Gabriel Lemes/MDIC

A diretora de Economia Sustentável e Industrialização da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Perpétua Almeida, representou a Agência, nessa terça-feira (14/05), na abertura do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), evento que celebra o 55º aniversário da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Reconhecido como o maior e mais importante evento no cenário cooperativista, o primeiro dia do congresso contou com a participação do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Também aconteceu a palestra magna sobre Liderança Exponencial com o palestrante renomado especialista em inovação e autor best-seller, Salim Ismail.

O evento reuniu mais de três mil pessoas entre líderes, especialistas, cooperativistas e cooperados de todo o país para discutir os desafios e perspectivas enfrentados pelo setor.

O vice-presidente falou da importância do cooperativismo para o pequeno produtor, sobretudo para o ganho de escala e competitividade.

“Tenho convicção em relação aos principais e valores do cooperativismo e associativismo. A luta para fortalecer as cooperativas não é só dos cooperados, é de toda a sociedade. Nós precisamos ter escala no mundo moderno. Se eu produzo pouco, é mais caro, se eu produzo muito, o custo cai. E competitividade é fundamental. Como eu ganho escala sendo pequeno? Com o cooperativismo. Através do cooperativismo, através dessa união, você consegue ter escala, consegue atender melhor, aproveitar melhor nichos de mercados e ainda ganhar competitividade”, disse.

Perpétua Almeida afirmou que o cooperativismo é fundamental para o desenvolvimento econômico, sendo responsável pelo crescimento de exportações, pela abertura de novos estabelecimentos e pelo aumento do Produto Interno Bruto (PIB) por habitante, segundo dados do Anuário Coop 2023.

“Este evento mostra a força do cooperativismo no Brasil. O cooperativismo que gera emprego, renda, traz dignidade para as famílias, que exporta produtos, que ajuda prefeituras e governos de Estados brasileiros. E é muito bom a ABDI trabalhar o cooperativismo também, porque essa é a forma de ajudar os pequenos a se juntarem e crescerem”, destacou a diretora da Agência.

Cooperativismo na ABDI

A ABDI desenvolve um trabalho junto às cooperativas acreanas desde o ano passado, quando iniciou o projeto do Complexo Industrial do Café, lançado em janeiro deste ano, em Mâncio Lima, no Acre. Orçado em R$ 5,3 milhões, o projeto, realizado em parceria com a Cooperativa dos Cafeicultores do Vale do Juruá (Coopercafé), está em andamento. A construção da estrutura já alcançou 63% do total e a previsão é de que a indústria inicie os trabalhos ainda em 2024.

Além disso, a Agência e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) garantiram um recurso de R$ 3,8 milhões para cooperativas no Acre. O valor será destinado para compra de kits de irrigação de plantas frutíferas e os equipamentos serão distribuídos a cinco cooperativas de sete municípios acreanos: Brasiléia, Assis Brasil, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Senador Guiomard e Acrelândia.

Foto: Geraldo Alckmin no 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (Gabriel Lemes/MDIC)