Uma equipe da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) esteve na Agrishow 2024, uma das maiores feiras agrícolas do mundo e do Brasil, realizada em Ribeirão Preto (SP), de 29 a 3 de maio. No evento, os representantes da Agência visitaram o estande do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) para conhecer uma plataforma que auxilia o produtor rural familiar a identificar tecnologias mais adequadas de acordo com o tipo de cultivo e o modelo de negócio apresentado.
A plataforma é disponibilizada pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e oferece informações de fabricantes que comercializam os equipamentos. Segundo a analista de Produtividade e Inovação da ABDI, Isabela Gaya, “a ferramenta tem o objetivo de colaborar com o processo de mecanização da agricultura familiar. Esse é um tema importante que a Agência está acompanhando de perto”.
Recentemente, a ABDI apresentou ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) um relatório com o mapeamento da cadeia de máquinas e equipamentos agrícolas, incluindo o contexto da agricultura familiar. Além deste, outros dois temas foram mapeados: robôs industriais e energias renováveis.
Outros momentos importantes da ABDI na Agrishow foram os encontros com os parceiros do Programa Agro 4.0 que trabalham com agricultura de precisão. “Tivemos a oportunidade de revisitar alguns projetos com os quais trabalhamos, como o de controle de ferrugem de soja, automação e gestão do plantio de cana picada, pulverização inteligente, pesagem de bovino por imagem, redução de perdas na colheita da soja com visão computacional, entre outros”, comenta Isabela.
“Uma das missões da ABDI é fomentar a importância do uso de novas tecnologias para alavancar os modelos de negócios. Nesse sentido, participar da Agrishow é uma oportunidade para a difusão de tecnologias inovadoras para o agro”, finaliza a analista.
Nova Indústria Brasil (NIB)
Agricultura familiar e agricultura de precisão são temas da Missão 1 da NIB com os quais a ABDI trabalha a fim de elevar o uso de novas tecnologias no campo, de agregar valor e reduzir perdas para o setor agropecuário.
Foto: Agrishow Oficial