ABDI marca presença na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, em Baku

ABDI marca presença na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, em Baku

Delegação da Agência participará de painéis temáticos no Pavilhão Brasil sobre neoindustrialização, bioeconomia e descabonização

Começa nesta segunda-feira, 11, e vai até o dia 22 de novembro em Baku, no Azerbaijão, a 29ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP29). O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, integra a missão oficial do governo brasileiro na COP, e uma comitiva da Agência marcará presença no Pavilhão Brasil do evento, com participação em relevantes painéis temáticos sobre bioeconomia e descarbonização. A ABDI também lançará na Conferência a nova fase do Recircula Brasil, plataforma inovadora que foi reconhecida pela ONU como pioneira no rastreio de plástico reciclado.

Durante a COP29, os países signatários do Acordo de Paris – compromisso mundial para redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) – irão debater os impactos das mudanças climáticas e ações para conter o aquecimento global.

Além de Cappelli, compõem a delegação da ABDI a diretora de Economia Sustentável e Industrialização, Perpétua Almeida, a líder do projeto ‘ABDI na COP’, Neide Freitas, e a gerente da unidade de Nova Economia e Indústria Verde e responsável pelo Recircula Brasil, Talita Daher.

Para além de acordos e negociações formalizados durante o evento, a COP também é um espaço de posicionamento de governos, sociedade civil e setores produtivos e privados. É o que diz a líder do projeto na Agência.

Na Conferência, nosso objetivo é demonstrar como o setor produtivo brasileiro pode se posicionar como líder na transição para uma economia de baixo carbono. Focamos em apoiar e incentivar a adoção de novas tecnologias, bioinsumos, além de processos que assegurem a competitividade da indústria nacional”, disse.

A diretora da Agência falou da importância do debate para o enfrentamento às mudanças climáticas.

“Estamos em um momento crucial em que o mundo precisa se unir em busca de soluções e ações concretas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Nossa expectativa é que a ABDI possa contribuir com esse debate, inclusive apoiando novas tecnologias e processos que garantam a competitividade da indústria brasileira, garantindo uma indústria sustentável, focada na redução de emissões e reaproveitamento de recursos”, afirmou.

COP na Amazônia

A participação da ABDI na COP em Baku é uma preparação para a COP30, que será realizada em novembro de 2025, na cidade de Belém, no Pará, ocasião em que a Agência planeja lançar a Casa ABDI, um espaço dedicado para demonstrar suas contribuições para o setor produtivo.

A COP na Amazônia será uma oportunidade para o setor produtivo brasileiro difundir novos modelos de negócios sustentáveis e promover uma integração efetiva dos esforços de diversos setores da sociedade, consolidando assim o Brasil como liderança global em economia sustentável.

Agenda ABDI em Baku

No dia 12, além da cerimônia oficial de abertura doPavilhão Brasil, às 9h30*, Cappelli participará, às 13h*, do painel ‘Renovação de Frota: benefícios e Desafios’, promovido pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI). O presidente e a diretora também participarão do painel ‘Acelerando a Economia Circular e a Descarbonização da Indústria no Brasil’, realizado em parceria com o Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a partir das 16h15*.

Na quinta-feira, 14, Perpétua Almeida estará do Diálogo Empresarial para uma Economia de Baixo Carbono, realizado no Hotel JW Marriot Absheron Baku. Das 11h40* às 12h30*, participará no painel ‘Estratégias Institucionais para Descarbonização’.

Na sexta-feira, 15, a diretora da ABDI participará do painel ‘Bioeconomia e Desenvolvimento na Amazônia: Um Caminho para Preservação e Industrialização Sustentável’, realizado na Green Zone – E – 32, às 15h. No mesmo dia e local, às 16h*, haverá o lançamento da nova fase do Recircula Brasil. No dia seguinte, parte da delegação deverá fazer uma visita técnica ao Porto de Baku.

 (Horários de Baku)