Começa nesta segunda-feira, 11, e vai até o dia 22 de novembro em Baku, no Azerbaijão, a 29ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP29). O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, integra a missão oficial do governo brasileiro na COP, e uma comitiva da Agência marcará presença no Pavilhão Brasil do evento, com participação em relevantes painéis temáticos sobre bioeconomia e descarbonização. A ABDI também lançará na Conferência a nova fase do Recircula Brasil, plataforma inovadora que foi reconhecida pela ONU como pioneira no rastreio de plástico reciclado.
Durante a COP29, os países signatários do Acordo de Paris – compromisso mundial para redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) – irão debater os impactos das mudanças climáticas e ações para conter o aquecimento global.
Além de Cappelli, compõem a delegação da ABDI a diretora de Economia Sustentável e Industrialização, Perpétua Almeida, a líder do projeto ‘ABDI na COP’, Neide Freitas, e a gerente da unidade de Nova Economia e Indústria Verde e responsável pelo Recircula Brasil, Talita Daher.
Para além de acordos e negociações formalizados durante o evento, a COP também é um espaço de posicionamento de governos, sociedade civil e setores produtivos e privados. É o que diz a líder do projeto na Agência.
“Na Conferência, nosso objetivo é demonstrar como o setor produtivo brasileiro pode se posicionar como líder na transição para uma economia de baixo carbono. Focamos em apoiar e incentivar a adoção de novas tecnologias, bioinsumos, além de processos que assegurem a competitividade da indústria nacional”, disse.
A diretora da Agência falou da importância do debate para o enfrentamento às mudanças climáticas.
“Estamos em um momento crucial em que o mundo precisa se unir em busca de soluções e ações concretas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Nossa expectativa é que a ABDI possa contribuir com esse debate, inclusive apoiando novas tecnologias e processos que garantam a competitividade da indústria brasileira, garantindo uma indústria sustentável, focada na redução de emissões e reaproveitamento de recursos”, afirmou.
COP na Amazônia
A participação da ABDI na COP em Baku é uma preparação para a COP30, que será realizada em novembro de 2025, na cidade de Belém, no Pará, ocasião em que a Agência planeja lançar a Casa ABDI, um espaço dedicado para demonstrar suas contribuições para o setor produtivo.
A COP na Amazônia será uma oportunidade para o setor produtivo brasileiro difundir novos modelos de negócios sustentáveis e promover uma integração efetiva dos esforços de diversos setores da sociedade, consolidando assim o Brasil como liderança global em economia sustentável.
Agenda ABDI em Baku
No dia 12, além da cerimônia oficial de abertura doPavilhão Brasil, às 9h30*, Cappelli participará, às 13h*, do painel ‘Renovação de Frota: benefícios e Desafios’, promovido pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI). O presidente e a diretora também participarão do painel ‘Acelerando a Economia Circular e a Descarbonização da Indústria no Brasil’, realizado em parceria com o Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a partir das 16h15*.
Na quinta-feira, 14, Perpétua Almeida estará do Diálogo Empresarial para uma Economia de Baixo Carbono, realizado no Hotel JW Marriot Absheron Baku. Das 11h40* às 12h30*, participará no painel ‘Estratégias Institucionais para Descarbonização’.
Na sexta-feira, 15, a diretora da ABDI participará do painel ‘Bioeconomia e Desenvolvimento na Amazônia: Um Caminho para Preservação e Industrialização Sustentável’, realizado na Green Zone – E – 32, às 15h. No mesmo dia e local, às 16h*, haverá o lançamento da nova fase do Recircula Brasil. No dia seguinte, parte da delegação deverá fazer uma visita técnica ao Porto de Baku.
(Horários de Baku)