ABDI marca presença no Innova Summit 2024 com apresentação sobre a NIB

ABDI marca presença no Innova Summit 2024 com apresentação sobre a NIB

Foco desta edição foi sustentabilidade, empreendedorismo e inovação

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) participou nesta sexta-feira, 14, da 4ª edição do Innova Summit, considerado uma das maiores conferências de inovação e geração de negócios da América Latina. O evento ocorreu entre os dias 12 e 14 de junho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Com o tema conectando mentes por um futuro sustentável, o evento tem como foco a sustentabilidade, o empreendedorismo e a inovação.

A diretora de Economia Sustentável e Industrialização, Perpétua Almeida, representou a Agência no evento ao levar a Nova Indústria Brasil (NIB) para o centro da discussão. Ela participou do painel ‘Impulsionando a indústria nacional: a Nova Indústria Brasil’ na tarde desta sexta-feira.

Também participaram do painel a gerente de política industrial do CNI, Samantha Cunha, e o representante regional da Finep, Fernando Ribeiro.

Em sua fala, a diretora falou sobre como a ABDI está trabalhando para impulsionar a Nova Indústria Brasil. “A Agência está trabalhando no monitoramento e indicadores dos resultados de cada segmento para entregar dados que vão ajudar no desenvolvimento da NIB”, disse.

Perpétua também destacou a atuação da Agência em projetos de transformação digital, compras públicas de inovação, além de ações para eliminar gargalos regulatórios.

Samantha Cunha chamou atenção para a necessidade de ampliar a disseminação da NIB e de promover ações de sensibilização no meio empresarial. “Nossos próximos passos é de fato materializar a nossa política industrial”, projetou.

Nesse sentido, a gerente também destacou o papel da Agência na Nova Indústria Brasil. “O trabalho da ABDI de monitoramento da NIB é muito importante pra saber se estamos indo na direção que queremos e corrigir rumos, se necessário. Inclusive, temos discutido a necessidade de termos um escritório de projetos, justamente considerando a complexidade de executar as inúmeras ações conectadas às seis missões da nova política industrial”.

O representante regional da Finep, observou o papel da instituição na NIB. Gestora dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) – uma das principais fontes de financiamento à inovação do país -, a Finep tem 1.480 propostas em análise e R$ 5,7 bilhões aplicados em 2023 em projetos relacionados às seis missões da nova política industrial.