ABDI na Game XP: inovação e tecnologia dos games aplicada à indústria

ABDI na Game XP: inovação e tecnologia dos games aplicada à indústria

Presidente da ABDI, Guto Ferreira esteve na abertura do evento

Braços robóticos, jogos de realidade virtual, competições de jogos empresariais, aplicativos de inteligência artificial, soluções de segurança cibernética, impressão 3D, hackaton para soluções de tratamento de efluentes, drones para mapeamento de precisão, aplicativos para o público infantil com realidade aumentada. Nem só de games de entretenimento vive a Game XP. O maior game park da América Latina, montado no Parque Olímpico, também transpira inovações voltadas para a indústria.

Quem conferiu de perto tantas novidades foi o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Guto Ferreira. De olho na gamificação como vetor de negócios e geração de valor para indústria, a ABDI desembarcou na Game para apresentar 13 grandes soluções tecnológicas. “O mercado global de games de entretenimento atingiu, em 2017, mais de US$ 120 bilhões, e o Brasil ocupa a 11ª posição no ranking do setor. É um mercado pujante e que demanda profissionais extremamente especializados e movimenta uma cadeia de alto valor. Isso é a indústria 4.0 batendo à porta", afirmou Ferreira, ao visitar o estande da Universal Robots, pioneira na criação de robôs colaborativos.

Ao abrir oficialmente a Game XP ao lado da diretora geral do evento, Roberta Coelho, Guto Ferreira ressaltou a importância de o país preparar seus jovens para o mercado da indústria 4.0. "Robótica, digitalização, computação em nuvem, realidade virtual, realidade aumentada, segurança cibernética, tecnologia de drones. Todas essas áreas exigirão profissionais altamente qualificados e o Brasil pode ser um importante player nessa corrida, desde que faça o dever de casa e prepare as novas gerações para esses desafios. Os futuros líderes de amanhã, composta pela geração millenium, não serão formados no nosso sistema tradicional e esse é um grande desafio para o Estado”, alertou.

A diretora geral da Game, Roberta Coelho, lembrou que quem se interessa por game é direta ou indiretamente apaixonado por tecnologia. "Com a Inova Arena, estamos trazendo ao público o que sai de inovação da indústria e o que pode ser aproveitado do mundo dos games pela indústria. A tecnologia une carreira, democratiza pensamentos e amplifica oportunidades para agora e para o futuro", explicou Roberta.

A abertura também contou com uma dinâmica de “Serious Games”, jogos eletrônicos que têm como principal objetivo treinar pessoas por meio de um ambiente virtual que imita a realidade de uma empresa e simula os desafios de empreender. Programada para acontecer todos os dias da Game XP, a ação é promovida pela ABDI, por meio do Laboratório de Inovação do Varejo (ProVA), em parceria com a startup Edulabzz.

Robozão

Atração à parte da Inova Arena, um robô de quase 3 metros de altura fez a alegria não só da criançada, mas também dos jovens e adultos. Bastou aparecer e dançar Despacito na arena para fazer sucesso e garantir muitos flashes e olhinhos atentos de curiosidade.

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas