Pequenos negócios que integraram a Segunda Turma dos atendimentos do Jornada Digital com foco em bioeconomia da Amazônia reuniram-se com seus mentores na última quarta-feira, 24/07, em um bate-papo online que celebrou o encerramento dos quatro meses de capacitação em boas práticas digitais. A modalidade “personalizada” do Jornada Digital foi realizada por meio de um Acordo de Cooperação entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento (ABDI), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Estruturada segundo a metodologia do programa Jornada Digital, da ABDI, a capacitação executada pelo PNUD – que, por sua vez, contratou a consultoria Neo Ventures para realização dos atendimentos às empresas do público-alvo – contou com atendimento individualizado a 42 empresas, das quais 33 participaram de pelo menos uma mentoria em grupo e 14, de mentorias individuais relacionadas a práticas digitais. No total, 76 boas práticas digitais foram implementadas de forma assistida.
A gerente da Unidade de Transformação Digital (UTD) da ABDI, Adryelle Pedrosa, felicitou os representantes das empresas participantes destacando como o sucesso de seus negócios convergem com os objetivos da Agência. “A ABDI, hoje, tem como uma de suas missões apoiar o processo de transformação digital, especificamente dos pequenos negócios no Brasil”, declarou.
“Primeiro, porque os pequenos empreendimentos representam a maior parcela dos negócios no Brasil. Segundo, porque empregam a maior parcela de pessoas no país”, prosseguiu. “E, terceiro lugar, porque a gente acredita que, de fato, se vocês, se esses negócios forem digitais, eles têm mais chances de crescerem e de serem ainda mais importantes para esse processo de participação no PIB e também de ampliação ainda maior dessa geração de empregos”.
Incremento no nível de maturidade digital
Os resultados preliminares do acordo da ABDI com o Sebrae e o Pnud, que indicavam incremento no nível de maturidade digital dos negócios atendidos, foram confirmados após a consolidação dos dados: o aumento médio na maturidade digital das 23 empresas que participaram da jornada integralmente foi de 53,20%.
Os depoimentos dos empreendedores que participaram da reunião apontaram na mesma direção.
“A possibilidade de estar acessando outros potenciais mercados e clientes por meio do digital mudou muito a minha visão e permitiu que a gente pudesse reestruturar nosso marketing, nossas atividades, nosso planejamento, para que a gente possa colocar o nosso produto em uma abrangência maior, tanto em nível nacional quanto internacional”, disse Renato Rocha, CEO da empresa Everthrees – BambuSA, responsável, no Acre, pela produção limpa de carvão ativado com o uso de bambu.
“No internacional a gente nem acreditava tanto, e isso mudou com o programa”, atestou.
Jackson Soares, responsável pela Cachaça Jiboia – produzida da plantação da cana ao envase, também no Acre –, iniciou o processo de exportação com auxílio da capacitação que recebeu. “A Jornada Digital foi muito importante no processo de definição do futuro. A gente tinha um pensamento, uma linha de ação para redes sociais, que é o comum no Brasil, que é o comum para as pequenas empresas, enquanto na Europa eles são muito de site, de contato, de e-mail”, explicou.
“Então, a gente precisava definir qual seria a nossa estratégia digital e a jornada nos ajudou a abrir os olhos e a bater o martelo: nós vamos seguir esse caminho aqui”, recordou o empreendedor, que participou do encontro de encerramento diretamente da Holanda, onde avaliava a aceitação e a adaptabilidade do produto no mercado local. “Vamos lembrar disso por muito tempo”, celebrou.
A Soul da Mata, bionegócio focado em shots funcionais e suplementos sediado no oeste do Pará, também ganhou força no mercado com o apoio da ABDI, do Sebrae e do Pnud. Segundo o sócio da empresa, Leonardo Costa, os avanços foram além da melhor inserção da marca nas redes sociais. “A gente não tinha estratégia sobre vendas, sobre o CRM [Customer Relationship Management, ou sistema de gestão de relacionamento com clientes] e isso foi muito importante para eu saber qual é o papel dele e trabalhar nele com excelência”.
Insights
A Passyflora Projetos Agro Sustentáveis, atuante no Acre, identifica ativos ambientais dentro da propriedade rural para buscar oportunidades de projetos de pagamentos por serviços ambientais. “As aulas que eu assisti, as mentorias que eu tive, me trouxeram alguns insights superimportantes”, disse a CEO da empresa, Patrícia Pahl.
“O nosso trabalho é feito a partir de um sistema automatizado. A gente desenvolveu uma tecnologia em que a gente consegue calcular potenciais ativos ambientais dentro da fazenda de forma rápida, a distância. Então, é um processo digital”, explicou, antes de revelar ter acreditado, de início, que o Jornada seria voltada exclusivamente à divulgação e às mídias sociais.
A constatação do leque mais amplo de ações do programa adequou-se convenientemente, então, ao funcionamento da Passyflora. “A Jornada Digital não é só para divulgação em mídias sociais. É implementar processos dentro da operação para poder estruturar melhor tanto a operação quanto os processos internos de gestão e organização de dados e informações”, afirmou. “E, também, a comunicação com o público externo, seja por mídias sociais ou com os próprios clientes”.
Patrícia compartilhou na conversa online a importância das visitas que realiza à página do Jornada Digital, hospedada no website da ABDI, para checar o material disponível ao micro, pequeno e médio empreendedor. “É um material super rico. É importante a gente dedicar um tempo para estudar e melhorar os nossos processos”, concluiu.
Povos originários
Levar inclusão em saúde digital para povos originários, inicialmente em comunidades indígenas do Maranhão, implicou em um desafio para a Demed Diabetes – Demedia: identificar seu público-alvo e, sobretudo, como chegar a ele por meio das redes sociais. “A jornada nos apoiou muito a direcionar os esforços voltados ao desenvolvimento da empresa, desde o compartilhamento de dados à promoção nas redes sociais”, recordou a representante da empresa, Márcia Ferraresi.
“A gente tinha dificuldade na divulgação, quem seria o nosso público ideal, tanto no Instagram como no LinkedIn e, aí, durante as mentorias, eles [os mentores] foram muito assertivos em sanar o nosso problema”.
A Demedia ficou em 5º lugar no Prêmio Mulheres Empreendedoras ASG, promovido pela ABDI. “Isso nos fortaleceu a continuar a implementar esse projeto”, assegurou Márcia.
Adryelle encerrou o encontro virtual destacando a evolução dos negócios observada na Segunda Turma e assegurando a constante disposição da ABDI de melhorar os recursos oferecidos pela Jornada Digital. “A gente já recebeu no relatório da Neo os pontos de melhoria que a gente precisa fazer, especialmente na plataforma, já que boa parte dessa jornada digital acontece no universo digital”, disse. “Então, a gente também está em constante movimento de mudança, sempre procurando se adaptar para entregar serviços que sejam mais aderentes à realidade de vocês”.
Também participaram da reunião a analista de Produtividade e Inovação da UDT/ABDI, Maria Mirorlávia Pinho, a representante do Pnud Kesia Braga e os integrantes da Neo Ventures Diego Souza e Giovanna Nascimento, entre outros empreendedores.
Primeira Turma
A primeira turma dos atendimentos do Jornada Digital integrado ao Acordo ABDI/PNUD/Sebrae foi concluída em 2023, com a atenção individualizada a 46 empresas de bioeconomia da Amazônia. Destas, 22 receberam aplicação assistida com mentoria para implantação de pelo menos duas práticas digitais. No total, somaram-se, ao menos, 44 boas práticas digitais implementadas de forma assistida.
Em ambas as turmas, os atendimentos incluíram aplicação assistida de diagnóstico do estágio em que se encontra cada empresa participante em relação à transformação digital; disponibilização de um planejamento estratégico (roadmap) personalizado para cada empresa participante; mentorias individuais voltadas à implementação de, pelo menos, duas práticas digitais recomendadas no planejamento estratégico; reaplicação do diagnóstico para verificação da evolução da empresa no seu processo de transformação digital.