ABDI participa de evento do setor de petróleo e gás

ABDI participa de evento do setor de petróleo e gás

No Rio de Janeiro, a Agência destacou a importância do mercado de offshore para a indústria nacional.

Nesta segunda-feira (10/12), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) participou do evento FPSO Supply Connections Brazil Offshore Energy, no Rio de Janeiro (RJ). Na ocasião, o analista de Produtividade e Inovação Jorge Boeira representou a Agência e destacou como estratégicas para a indústria nacional as encomendas de bens e serviços do setor de petróleo e gás, em especial para a indústria naval e offshore.

A abertura do evento foi marcada pela fala da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, que afirmou que a estatal vai intensificar as encomendas em estaleiros e fornecedores nacionais nos próximos anos.

Em sua participação, Boeira destacou que, com o pacote de US$ 111 bilhões em compras até 2029 anunciado pela presidente da Petrobras, o setor de óleo e gás pode ser considerado a “locomotiva do setor industrial do país”, exercendo, sobretudo, um “papel fundamental para a transição energética” ora em curso.

“As oportunidades para a indústria, no curto prazo, estão todas no setor de petróleo e gás. As empresas fornecedoras do setor serão as mesmas que, no futuro, construirão as infraestruturas, máquinas, equipamentos e ativos de geração de energia renovável”, projetou o analista.

Durante o painel de apresentação da Agência, o analista ressaltou, ainda, as contribuições da ABDI para o desenvolvimento do setor entre 2007 e 2015, mencionando a produção de estudos, projetos e iniciativas de mobilização da indústria em parceria instituições e associações industriais, a exemplo do Catálogo de Navipeças e da estruturação da governança de 4 APLs de construção naval e offshore.

Incentivo à indústria nacional

Também participaram da abertura o presidente do Sinaval, Ariovaldo Rocha; o presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Roberto Ardenghy; o presidente-executivo da Associação Brasileira das Empresas da Economia do Mar (ABEEMAR); e o vice-coordenador do Conselho de Mercado da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Idarilho Nascimento.

Fruto de parceria entre a ABEEMAR, IBP, Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval) e Petrobras, o evento reuniu debate e rodadas de negócios para estimular soluções e projetos para o desenvolvimento do mercado offshore de óleo e gás.