ABDI participa de exposição de produtos de Defesa e Segurança

ABDI participa de exposição de produtos de Defesa e Segurança

LAAD Security & Defense 2024 é ponto de encontro para atualização de profissionais na América Latina

A diretora de Economia Sustentável e Industrialização da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Perpétua Almeida, participou nesta quarta-feira, 3, de um dos mais importantes eventos dedicados à área de defesa e segurança, a LAAD Security & Defense 2024. O encontro segue até esta quinta, 4, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Ponto de encontro para networking e atualização de profissionais na América Latina, a exposição reúne empresas fornecedoras de tecnologias, equipamentos e serviços para segurança pública, forças policiais, especiais e armadas, gestores de segurança de grandes corporações, empresas concessionárias de serviços e infraestrutura crítica.

O evento também conta com a presença de compradores internacionais. A LAAD Security & Defence promove cerca de 650 reuniões entre as empresas expositoras e delegações oficiais, que buscam inovação tecnológica e soluções competitivas para segurança e defesa

Iniciado pela ABDI em janeiro deste ano, o Projeto Extraordinário de Defesa tem o objetivo de fortalecer as cadeias produtivas do Complexo Industrial da Defesa, aumentando a competitividade do setor. Visa também construir a autonomia e o domínio tecnológico, a partir do apoio ao desenvolvimento de Sistema Autônomo Brasileiro de Navegação por Satélites, e aumentar as oportunidades de exportações de produtos brasileiros na modalidade Gov to Gov.

Idealizadora do projeto, Perpétua Almeida aproveitou a exposição para visitar estandes de importantes empresas, como Amazul, Leonardo do Brasil, Mac Jee, Altave, Edge, Imbel, Stella Tecnologia, Embraer, Atech e Condor, além de instituições como o Sindicato Nacional das Indústrias e Materiais de Defesa (SIMDE), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE).

A diretora ainda participou de um encontro, promovido pela ABIMDE, com a apresentação de projetos e produtos inovadores já comercializados. “Ouvimos as empresas de defesa e suas especialidades. São empresas nacionais que precisam do apoio da ABDI, do Governo Federal e das instituições que financiam a defesa nacional”, comentou. “Quando atendemos uma empresa, também estamos preparando-a para atender outras áreas, como saúde e educação”, acrescentou.

Força motriz

O presidente executivo da ABIMDE, general Aderico Matioli, ressaltou a importância do momento de diálogo das empresas com a Agência. “Hoje, na ABDI, vemos essa possibilidade de ativarmos a força motriz da nossa indústria. O potencial está aí. Há muito tempo percebemos que as nossas capacidades são maravilhosas. Com certeza, juntos, vamos fazer a diferença na indústria de defesa”, pontuou.
“Essa é uma oportunidade muito boa para apresentarmos soluções da nossa empresa, que é 100% nacional e estratégica para a defesa, mas que precisa de novos investimentos para crescer e atender a demanda do mercado brasileiro, e até partir para a exportação”, disse o Milton Donizeti, CEO da Berkana. A empresa atua na área de soluções táticas, inteligência e projetos especiais.

Outra empresa que participou do encontro foi a Daken Tecnologia, indústria de computadores, produtos e serviços para missões críticas, de uso em situações extremas que atentem contra a segurança e soberania nacional. “Falamos um pouco sobre a situação da indústria nacional e a importância do suporte da ABDI para o desenvolvimento de uma melhor relação em compras públicas”, afirmou o diretor Augusto Pitanga.