ABDI participa de Fórum de Inovação e Competitividade em Porto Velho

ABDI participa de Fórum de Inovação e Competitividade em Porto Velho

Desde 2017, a Agência trabalha o tema da transformação digital em parcerias com o estado de Rondônia

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) participou, nessa quarta-feira (30/03), do Fórum de Inovação e Competitividade Meet Up.RO, em Porto Velho (RO). O analista de Produtividade e Inovação Antônio Carlos Tafuri representou o presidente da Agência, Igor Calvet, no evento, onde fez uma apresentação sobre a atuação da ABDI na área da transformação digital e as ações da Agência com o estado de Rondônia.

A ABDI vem tratando o tema de transformação digital e desenvolvimento produtivo em Rondônia desde o início de 2017.  A primeira ação focou a inovação da cadeia de leite e obteve, por meio de uma metodologia validada em um laticínio na região de Cacoal, resultados animadores como o georreferenciamento de 100% dos tanques de resfriamento de leite e das rotas de coleta daquele laticínio, além de um aumento no número de produtores que recebiam por qualidade de 35% para 65%.

Segundo o diretor da startup Dinni Soluções, contratada pela ABDI na época, Gardiego Luiz, a metodologia validada vem dando frutos. Atualmente, eles atendem cinco laticínios e mapeiam dados de mais de seis mil fazendas da região. O trabalho realizado em Cacoal, que deu origem ao sistema de compras da Dinni e gerou melhorias para o sistema zootécnico, permitiu que a startup fechasse um contrato com o maior Laticínio do mundo, a Lactalis, onde atendem mais de 700 fazendas no Brasil.

Um Convênio de Cooperação Técnica e Financeira entre a ABDI e a Embrapa RO também foi firmado, em 2019. A parceria prevê a elaboração do Protocolo de Degustação de canéforas finos brasileiros, nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste, e do Guia de Qualidade dos Canéforas Finos. O projeto está em execução e a previsão de conclusão é até o fim deste ano.

Em abril de 2021, foi celebrado ACT entre a ABDI e CAFERON – Cafeicultores Associados da Região Matas de Rondônia, com o objetivo de dar sustentabilidade na operação da Plataforma Digital de Gestão e Controle da Indicação Geográfica Matas de Rondônia. A Plataforma é uma ferramenta digital que atenderá, de forma integrada, demandas de diferentes elos da cadeia do café no estado de RO e no Brasil, entre eles cafeicultores, armazéns e beneficiadores, associação, indústria e consumidores. A plataforma está em fase piloto de implementação com a participação de 30 produtores. Conta com o apoio externo da ABICS e da iniciativa internacional GRAS/4C.

A concessão do pedido da Indicação Geográfica Matas de Rondônia foi publicada pelo INPI em junho de 2021. ABDI foi responsável pelo diagnóstico, articulação dos atores da cadeia, elaboração da metodologia e a execução do projeto, que teve início em 2018.
 

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas