ABDI participa de fórum sobre indústria 4.0

O gerente de Difusão de Tecnologias da Agência, Bruno Jorge Soares, falou sobre a NIB, os desafios da indústria brasileira, e apresentou o projeto MetaIndústria

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) apoiou e participou do fórum “Manufatura Avançada – Indústria 4.0: Práticas e Incentivos para ampliar a competitividade industrial”, realizado pelo FIT – Instituto de Tecnologia de Sorocaba (SP), nesta terça-feira (18/6).

Acompanhado por representantes de outras instituições, o gerente de Difusão de Tecnologias da ABDI, Bruno Jorge Soares, integrou o painel “Política Industrial, Casos e Aplicações”. Ele destacou os principais pontos da Missão 4 da Nova Indústria Brasil (NIB) – Transformação Digital da Indústria – para ampliar a produtividade, e ressaltou a inovação como o ponto central para um crescimento econômico ativo e ambientalmente sustentável do setor.

“A Missão 4 da NIB é uma importante política industrial para impulsionar a transformação digital e a consolidação da indústria 4.0 no Brasil porque a tecnologia é transversal e alcança todas as esferas da sociedade. Ela representa o esforço para a construção de um setor produtivo sustentável e competitivo”, destacou Bruno Jorge.

No contexto de inovação, o gerente da ABDI afirmou que as empresas são os meios mais sofisticados para o uso de tecnologias da indústria 4.0 por produzirem bens e serviços. “A atualização de tecnologia dentro das empresas é principalmente um processo contínuo de aprendizagem”, disse.

A adoção de novas tecnologias consiste num processo composto por etapas que vão desde o contato com o recurso inovador, passando pela consciência, pelo entendimento e uso experimental, até a adoção e institucionalização.

“Essas são etapas naturais e necessárias porque a implementação de uma nova tecnologia traz uma mudança geral dentro de uma organização. O ambiente e modo de trabalho passarão por adaptações significativas, não só em termos de uso e operação de máquinas mais inteligentes, mas de desempenho dos colaboradores”, pontuou.

Nesse contexto, Bruno Jorge apresentou o projeto MetaIndústria, uma iniciativa inédita desenvolvida pela ABDI em parceria com a SPI Integração de Sistemas, que promove a capacitação de gestores, aproxima lideranças de novas tecnologias e proporciona um ambiente seguro para testes.

“O MetaIndústria está alinhado à NIB e é uma das iniciativas da Agência para fomentar o processo de aceleração da transformação digital da indústria brasileira, por meio da colaboração e do compartilhamento de conhecimento”, explicou. “Para isso, estruturamos o projeto a partir de um ecossistema que envolve a participação de instituições nacionais e multinacionais, incluindo provedores e desenvolvedores de tecnologias e renomadas instituições acadêmicas”, acrescentou.

Conheça o projeto MetaIndústria.

Multimídia

MetaIndústria