ABDI participa de painel sobre competividade em Congresso da indústria têxtil

ABDI participa de painel sobre competividade em Congresso da indústria têxtil

Em Belo Horizonte (MG), evento reuniu empresários e representantes de instituições públicas e privadas que fomentam a cadeia produtiva brasi

Com o objetivo de traçar possibilidades para a transformação da competitividade do Brasil no cenário internacional, representantes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Sebrae, Apex-Brasil, Fundação Dom Cabral e BNDES participaram na manhã desta sexta-feira (4/11), do painel “Relações político-institucionais e investimentos”.

O painel fez parte da programação do Congresso Internacional ABIT, realizado pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, que reuniu empresários e instituições que atuam na cadeia produtiva da indústria têxtil, em Belo Horizonte (MG).

Ao iniciar o debate, o professor associado de Inovação e Competitividade da Fundação Dom Cabral, Carlos Arruda, expôs o contexto têxtil brasileiro no cenário internacional e destacou os indicadores econômicos e sociais que medem a capacidade de competividade dos países do mundo. Para ele, o Brasil tem o desafio de formar profissionais suficientes para lidar com o mercado da revolução tecnológica.

O analista de Produtividade e Inovação da ABDI, Jackson de Toni, pontuou que, para melhorar os índices de competividade do país, é preciso pensar o Brasil em médio e longo prazo, ter visão de projetos que durem mais do que três ou quatro anos. “Isso seria uma solução viável e a ABDI tem seguido por esse caminho, desenvolvendo projetos e fomentando ações que buscam impactar positivamente o cenário de inovação, transformação digital e competitividade”, afirmou.

O coordenador de indústria e serviços da Apex-Brasil, André Limp, complementou afirmando acreditar que o setor privado precisa de conhecimento, resiliência e adaptabilidade para traçar as estratégias necessárias para encarar os desafios para tornar o país mais competitivo.

Ao final do painel, o gerente adjunto da Unidade de Competividade do Sebrae Nacional, Carlos Eduardo ressaltou que, apesar do desafio ser grande, as instituições presentes têm desenvolvido um bom trabalho para alavancar a competitividade do setor privado e industrial do Brasil. “Sabemos do poder da informação e da inteligência como meios de superar esses desafios, e temos buscado trabalhar em conjunto com toda a cadeia produtiva para melhorar a competitividade do Brasil no cenário econômico”, finalizou.

Sobre o Congresso Internacional ABIT 2022
Desde 2016, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção realiza, anualmente, o Congresso Internacional ABIT, um dos maiores eventos de conteúdos voltados ao setor no mundo. Em 2022, o evento retomou ao formato presencial, possibilitando o encontro de empresários de toda a cadeia produtiva da indústria têxtil e de confecção, varejistas, especialistas, jornalistas, além de formadores de opinião do Brasil e do mundo, com o tema. “Estratégias para um futuro mais sustentável”.