Comprometida com o processo de digitalização do setor da construção civil e focada na consolidação da metodologia Building Information Modelling (BIM) ou Modelagem da Informação da Construção no Brasil, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) participa do 6º Seminário Internacional: A ERA BIM.
O evento acontece nos próximos dias 21, 22 e 23 de novembro, no campus da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, e é promovido pelo Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco) em parceria com a Mackenzie. O analista de Produtividade e Inovação da ABDI, Leonardo Santana, e a consultora BIM, Larissa Taffner, participarão do painel temático sobre Bibliotecas BIM, que ocorre no dia 23 de novembro.
Na ocasião será lançada a segunda versão da Plataforma BIMBR, portal do governo federal administrado pela ABDI, que hospeda a única biblioteca BIM desenvolvida integralmente com recursos públicos no Brasil. “A Plataforma BIMBR é um dos objetivos expressos da política pública de BIM e entra numa segunda fase com atualização de layouts, funcionalidades e modernização de sua estrutura tecnológica”, afirma Leonardo.
O analista da ABDI acredita que o evento ajuda o setor produtivo a desenvolver novos modelos de negócios para o aumento da competitividade. “Bibliotecas BIM é um nicho dentro do ecossistema BIM. É ele que mostra, na prática, quais são os produtos disponíveis no mercado para usar no projeto e trabalhar de forma inteligente”, explica Leonardo.
O seminário é um evento importante para o setor de Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO) e deve reunir cerca de 600 pessoas entre empresários, gestores, servidores públicos, profissionais da arquitetura e engenharia, além de pesquisadores e estudantes.
“O seminário traz muitas informações atualizadas e muitos profissionais especializados em transformação digital e modernização do setor da construção. São palestras muito ricas que ajudam a incentivar o mercado a se modernizar, buscar ferramentas para transformar digitalmente seu negócio”, justifica o analista da ABDI.
Além de Bibliotecas BIM, o evento discutirá temas como a Estratégia Nacional de Disseminação do BIM, a lei de licitações e contratações preferenciais em BIM, a revisão e atualização de normas, BIM Mandate, IFC e uso da inteligência artificial.
Durante o seminário também serão apresentadas experiências de aplicação de tecnologias inovadoras em projetos, obras e operação de empreendimentos de infraestrutura. Haverá workshops voltados ao desenvolvimento de habilidades em ferramentas e processos, dentre outros.