Nesta quinta-feira (10/11), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) integrará o grupo de instituições que participarão do 2º Webinar BIM DNIT | Inovação Tecnológica na Infraestrutura. O analista de Produtividade e Inovação da ABDI, Leonardo Dias Santana, falará sobre os aspectos de digitalização das engenharias e arquitetura no Brasil e o mapeamento de maturidade BIM em empresas do setor, além de apresentar as ações de BIM desenvolvidas pela ABDI a fim de impulsionar os profissionais e as empresas. A palestra será às 9h10 e consta na programação com o tema “Digitalização do setor de AEC e ações de BIM da ABDI”.
Promovido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o evento será transmitido pelo canal oficial da autarquia no Youtube. Implementação do BIM no setor público; gestão de mudanças no processo de implementação da metodologia BIM; ações do BIM Fórum Brasil, modelos de negócios e posicionamento de mercado para atender demandas de BIM na infraestrutura; desafios para implantação do BIM, entre outros assuntos, também serão abordados neste dia.
“A ABDI é uma grande entusiasta de encontros como esse, que visa agregar melhorias para o avanço dos projetos de infraestrutura brasileiros dos setores público e privado. Há dois anos, junto a outros agentes, a Agência desenvolve pesquisa sobre maturidade digital dos profissionais da arquitetura e construção civil, e nota-se que eles estão cada vez mais engajados em conhecer os benefícios do uso de BIM. E, portanto, há uma janela de oportunidade para ser trabalhada e que vamos apresentar neste webinar”, afirma Leonardo Santana.
O objetivo do webinar é promover mais um espaço de debate sobre a adoção de BIM no Brasil, sanar dúvidas, aprimorar e dividir experiências, que auxiliarão os profissionais brasileiros nas estratégias de implementação da metodologia. O conteúdo programático será das 8h às 17h30 e, também, contará com especialistas internacionais da área de Portugal e do Chile.
Amazon Stem Academy Summit 2022 – Nos dias 10 e 11 de novembro, a ABDI também estará na 2ª Edição do Amazon Stem Academy Summit 2022 em Manaus (AM). Na programação, haverá painéis com importantes lideranças educacionais, organizações empresariais, institutos de pesquisa, entre outros. O debate faz parte das atividades do Projeto Academia STEM, criado em 2019, para o fortalecimento das engenharias na Universidade do Estado do Amazonas – UEA.
O que é BIM?
O Building Information Modelling (BIM) é um processo capaz de agregar informações inteligentes em projetos da construção civil, simulando, por exemplo, a execução de uma obra antes mesmo do início dos trabalhos. Pode ser aplicado, inclusive, em todo o ciclo de vida da edificação, da concepção à demolição e reuso.
Composto por um conjunto de metodologias e tecnologias, o uso de BIM aumenta a confiabilidade nas estimativas de preços e no cumprimento dos prazos, reduzindo erros e garantindo qualidade do empreendimento.
BIM no Brasil – Desde janeiro de 2021, obras e serviços de engenharia contratados por alguns órgãos da Administração Pública Federal devem ser executados em BIM. De acordo com o decreto 10.306/2020, a exigência acontece em três fases, sendo a primeira etapa, iniciada em 2021, dedicada somente a projetos. A partir de 2024, projetos e obras passam a ser feitos somente em BIM. E, a partir de 2028, todas as fases do ambiente construído (projetos, obras e pós-obras) passam a ser incluídas.
Alinhada à Estratégia Nacional de Disseminação do BIM e com o objetivo de promover ganhos de produtividade e elevar a competitividade do setor da construção no país, a ABDI lançou, em 2018, em parceria com o então Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a Plataforma BIMBR, um portal que, além de possuir conteúdo dinâmico sobre BIM, hospeda a Biblioteca Nacional BIM (BNBIM), que é um repositório das bibliotecas de objetos BIM no Brasil.
Serviço:
2º Webinar BIM DNIT | Inovação Tecnológica na Infraestrutura
Dia: 10/11/2022
Horário: 8h às 17h30
Inscrição: https://lnkd.in/dMyDtfCQ
Transmissão pelo canal do DNIT no Youtube: https://bit.ly/3gq78GX