A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) participou da premiação Brasil Startup Awards 2024, realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), na última segunda-feira (10). O evento reconheceu startups, profissionais e instituições que impulsionam o ecossistema de negócios inovadores das diferentes regiões do país.
Comprometida com ações que promovem a transformação digital do setor produtivo nacional, a ABDI foi uma das instituições patrocinadoras do evento. Na abertura da cerimônia de premiação, o presidente Ricardo Cappelli reforçou a missão e as iniciativas da Agência para apoiar os desafios dos empreendedores em diferentes áreas, inclusive para aproximar as ideias criativas das startups às demandas da indústria.
“O Brasil voltou a ter política industrial, e a ABDI organiza inúmeros editais para startups com o objetivo de conectá-las aos desafios enfrentados pelas indústrias. Assinamos parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB) para criação de um hub de inovação e empreendedorismo digital; estamos construindo outro hub para startups aqui no Distrito Federal; criamos o programa Startup 4.0 para aumentar a produtividade do agronegócio; firmamos parceria com a Nestlé para desenvolver soluções de segurança no trabalho”, listou Cappelli, citando algumas das ações da Agência.
O presidente da ABDI também falou da importância da nova política industrial, com o lançamento da Nova indústria Brasil (NIB), dos programas de incentivos fiscais aos empreendedores e dos impactos positivos na economia nacional. “O PIB tem previsões positivas de crescimento, resultado da retomada da política industrial que investe em inovação”.
Para Ricardo Cappelli, a indústria do século 21 é inovadora, sustentável e tecnológica. “E discutir inovação, tecnologia e impulsionar as startups brasileiras é um desafio permanente. Por isso, contem com a ABDI”, acrescentou.
O Brasil Startups Awards 2024 pretende ser uma celebração da criatividade, da inovação e do espírito empreendedor que impulsiona o setor de startups no Brasil. Foram reconhecidas as startups das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, além de profissionais e instituições que impulsionam o ecossistema criativo e inovador, impactando positivamente a sociedade e a economia nacional.
“Acreditamos em empresas que podem mudar o mundo. Nós brasileiros somos sonhadores, visionários, que ousam desafiar e criar o próximo unicórnio. Cada startup tem o potencial de ser um Ayrton Senna na área de atuação e mostrar que o Brasil pode ser o berço de soluções inovadoras que podem influenciar o cenário global”, Hugo Giallanza, presidente da Brasil Startups Awards.