ABDI participa do Congresso Internacional de Inovação da Indústria

ABDI participa do Congresso Internacional de Inovação da Indústria

Atividades da Agência reforçam compromisso com a transformação digital, a sustentabilidade e a neoindustrialização do setor produtivo brasileiro

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) vai levar uma programação ampla e interativa, que reflete o compromisso com a transformação digital, a sustentabilidade e a neoindustrialização do setor produtivo brasileiro, para o Congresso Internacional de Inovação da Indústria, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), entre os dias 27 e 28 de setembro, no São Paulo Expo, em São Paulo. Entre os destaques da programação está o lançamento dos resultados da PINTEC Semestral, pesquisa da ABDI em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Estande Interativo

O estande da ABDI no Congresso será bastante visual e dinâmico. Nele, os visitantes poderão conhecer mais sobre a Agência e seus projetos, tirar fotos para as redes sociais em um painel interativo e conhecer o cão-robô Spot, primeiro modelo a chegar no Brasil para testar as redes 5G privativas na indústria.

Um painel de LED exibirá uma programação contínua de vídeos que abordam tanto o aspecto institucional da Agência quanto os principais projetos da ABDI, como o Agro 4.0, o Recircula Brasil e o recém-lançado MetaIndústria. Um totem interativo permitirá aos visitantes responderem a um quiz sobre a ABDI e concorrerem a prêmios. Para quem gosta de redes sociais, a pedida é tirar uma foto no espaço, publicar nas redes pessoais e torcer para ela ser divulgada no painel de LED.

No segundo dia do Congresso, logo após a divulgação dos dados da PINTEC Semestral, um BI (Business Intelligence) com os destaques da pesquisa será exibido no painel de LED. Os participantes do evento poderão visitar o espaço e tirar dúvidas sobre a pesquisa e outros projetos e programas com a equipe técnica da ABDI.

A ABDI abre sua participação no Congresso, no dia 27, às 16h20, com a palestra da diretora de Economia Sustentável e Industrialização, Perpétua Almeida, sobre “A transição para uma economia verde”. O tema dialoga intensamente com os novos rumos da Agência que, recentemente, mudou seu slogan para “ABDI: por uma indústria sustentável e digital”.

PINTEC Semestral

No dia 28, às 10h, a gerente de Unidade de Cooperação e Inteligência Competitiva, Cynthia Mattos, participa da plenária do anúncio dos resultados da PINTEC Semestral, cujo tema é “Tecnologias digitais avançadas na indústria brasileira”. Representantes do IBGE e da UFRJ, executores da pesquisa, também compõem a mesa. Os dados completos da PINTEC Semestral estarão disponíveis no estande da ABDI após a apresentação oficial no palco principal do Congresso.

Café com indicação de origem

Exemplares de cafés do projeto Origens Brasileiras também estarão no evento. Grãos de 13 Indicações Geográficas serão preparados por um barista e poderão ser degustados pelos visitantes ao longo do evento, no estande do SEBRAE, parceiro da ABDI no projeto, ao lado do Instituto CNA (ICNA). A cafeicultura também será tema de uma reunião sobre a construção de uma estratégia integrada para as regiões produtoras de café com Indicação Geográfica.

Brasil Mais Produtivo

O programa Brasil Mais Produtivo vai ajudar a resolver os desafios da produtividade da indústria nacional, que vão desde o aumento de eficiência energética no chão de fábrica até a aplicação de transformação digital. Ele é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em parceria com Sebrae, SENAI e a ABDI. O BNDES também participa do programa, desde 2022, com apoio às fábricas inteligentes, batizadas como Smart Factory.

Para demostrar algumas soluções possíveis dentro do programa, uma planta automatizada com tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 (robótica, computação em nuvem, gêmeos digitais, etc) estará disponível aos visitantes no estande do SENAI. Ela permitirá que participantes interajam com os equipamentos e façam monitoramento e controle da produção em tempo real.

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas