Porto Alegre foi a terceira cidade a receber o BIM Fórum Roadshow Brasil, promovido na última terça-feira, 23, pelo BIM Fórum Brasil. O evento, que já passou por Florianópolis e Recife, reúne especialistas, empresas e entidades representativas em torno da digitalização da construção civil e da disseminação do Building Information Modelling (BIM) ou Modelagem da Informação da Construção.
Representando a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o analista de Produtividade e Inovação Leonardo Santana abriu o evento ao lado de representantes do BIM Fórum Brasil, do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua-RS), do Laboratório de Estudos de Tecnologias BIM (LaBIM) e do Governo do Rio Grande do Sul.
Na oportunidade, o analista comentou sobre as iniciativas de BIM da Agência, destacou a parceria em andamento com o Governo do Rio Grande do Sul e colocou a ABDI à disposição para celebrar novas parcerias com os demais atores regionais.
Fruto de um Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Rio Grande do Sul (SPGG/RS), a ABDI disponibilizou turmas do curso Democratizando BIM para servidores de várias secretarias estaduais envolvidas com obras públicas. A iniciativa faz parte da Estratégia Estadual de Disseminação de BIM e visa sensibilizar e capacitar servidores na metodologia. A parceria entre a ABDI e a SPGG/RS resultou em 91 servidores capacitados pelo curso on-line entre março e abril deste ano.
A ABDI também mediou o painel “BIM na Indústria – Desenvolvimento Econômico, Planejamento, Orçamentação e Tecnologias”, que apresentou uma série de casos de sucesso brasileiros em projetos e obras em BIM de segmentos industriais diversos, como fábrica de vidros, terminal portuário e escolas.
“Esse tipo de iniciativa congrega atores do ecossistema BIM local, o que ajuda de várias formas na implementação da Estratégia Nacional de Disseminação do BIM, envolvendo quem está na ponta”, explica o analista.
Além disso, uma reunião preparatória discutiu uma proposta de criação de um pacto para a disseminação da metodologia no Rio Grande do Sul. “A ABDI acompanha e participa desses eventos para apresentar as ações da Plataforma BIM BR e do curso Democratizando BIM, como ferramentas de difusão e sensibilização de BIM no país”, comenta Leonardo.
De acordo com o analista, a ideia é divulgar cada vez mais o curso Democratizando BIM para os governos estaduais e municipais. A capacitação é destinada tanto à administração pública como ao setor produtivo das áreas de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC), ampliando os conhecimentos básicos dos profissionais sobre essa metodologia. O curso é dividido nos temas “Conceituação básica de BIM” e “Objetos BIM”.
Para conhecer mais sobre as iniciativas de BIM da Agência, clique aqui.