ABDI participa do lançamento da 2ª edição da pesquisa sobre digitalização da indústria da construção

ABDI participa do lançamento da 2ª edição da pesquisa sobre digitalização da indústria da construção

Estudo acompanha a transformação digital do setor e conta com patrocínio da ABDI

Os resultados da 2ª Pesquisa Nacional sobre Digitalização no Âmbito da Indústria da Construção foram apresentados na última segunda (17.12), em evento realizado pelo Bim Fórum Brasil na sede do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), em Brasília (DF). O mapeamento indicou que 33,8% dos entrevistados utilizam a metodologia BIM na prática profissional e que a maioria, 56,7%, está em processo de descoberta da ferramenta. Entre as principais motivações apontadas para a utilização do BIM estão a melhoria da produtividade (62,2%) e oportunidade de inovar e se diferenciar no mercado (52,9%).

Com abrangência nacional, a pesquisa ouviu mais de 4 mil profissionais das engenharias, da arquitetura e do urbanismo. A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) é patrocinadora do estudo, que tem por objetivo identificar as oportunidades de transformação digital do setor, organizá-las estrategicamente, a fim de gerar as ações necessárias para aproveitar o potencial de novas tecnologias.

A transformação digital é um pilar fundamental para a modernização da indústria da construção e a ABDI está comprometida com o avanço do setor. “Desde a primeira edição da pesquisa, em 2022, apoiamos esses estudos e de lá pra cá acompanhamos a evolução desses profissionais e o aumento do interesse, tanto de empresários quanto de profissionais, para a digitalização do setor”, destaca Leonardo Santana, gerente substituto de Transformação Digital da ABDI, que participou da cerimônia de divulgação dos resultados.

A pesquisa vai além de um retrato do cenário atual, ela é um guia para os próximos passos e os resultados oferecem uma visão sobre o estágio de inovação da construção, destacando o papel do BIM como um elemento central de transformação.

“Um ponto importante para o qual chamo a atenção é a sensibilização a respeito da temática BIM, que deve ser algo permanente. Notamos que ainda existe um número de profissionais que nunca ouviu falar sobre BIM antes desta pesquisa. Nesse sentido, reforçamos o compromisso da Agência de continuar esse processo de democratização de BIM por meio dos cursos de capacitação “Democratizando BIM” e de parcerias estratégicas que disseminam esses conhecimentos”, conclui Leonardo Santana.

O estudo foi conduzido por um grupo de trabalho coordenado pelo BIM Fórum Brasil (BFB), em colaboração com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). Além da ABDI, a pesquisa também contou com o patrocínio da Associação Brasileira de Automação (GS1).

Principais resultados:

– Níveis de conhecimento de soluções tecnológicas aplicadas à Construção Civil: maioria tem conhecimento em tecnologias 2.0 (71,1%), que são menos digitais;  aproximadamente 48% conhecem as tecnologias 3.0 (categoria em que se encaixa a metodologia BIM); e uma parcela menor (38,5%) conhece tecnologias 4.0;

– 99% identificam necessidades de capacitação relacionados à transformação digital, com destaque para: metodologias de planejamento e gestão de processos de trabalho; o uso de soluções tecnológicas específicas para a construção; metodologias e ferramentas para a gestão, análise e uso de dados.

– Jornada BIM:  33,8% usam utilizam a metodologia BIM na prática profissional; a maioria dos entrevistados (56,7%) está em descoberta; e apenas 9,5% desconhecem ou rejeitam BIM, uma porcentagem menor do que a pesquisa anterior, que registrou 11,5%. As principais motivações para o uso de BIM são a melhoria da produtividade e a inovação e diferenciação em relação ao mercado. As principais barreiras incluem investimentos necessários para adquirir licenças de software e falta de demanda.

Confira os resultados da 2ª Pesquisa Nacional sobre Digitalização no Âmbito da Indústria da Construção.

Até o final de dezembro será disponibilizado um e-book com os dados da pesquisa e no dia 29 de janeiro de 2025, às 10h, será realizado um webinar sobre os resultados com transmissão ao vivo pelo Youtube do BIM Fórum Brasil.