O Guará deu início nesse sábado, 20/07, em sua Escola Técnica, à Experiência Hackacity Guará, encontro que discutiu como tornar a tradicional região administrativa do Distrito Federal mais inteligente com o auxílio de ecossistemas de inovação. O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) participou do painel de abertura do evento, realizado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF) com fomento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.
O encontro no Guará reúne especialistas, startups locais e representantes de iniciativas públicas e privadas em mentorias, palestras e debates sobre como desenvolver soluções que tornem o Guará uma cidade mais humana, inclusiva, segura, resiliente e sustentável.
Cappelli incentivou a inovação no Guará e no Distrito Federal destacando a disposição da ABDI de apoiar iniciativas em cidades inteligentes a serviço do cidadão, a exemplo de avanços promovidos na comunicação direta da prefeitura de Recife com a população local por meio de aplicativo de mensagem. “Esse é o nosso desafio de cidades inteligentes, de cidades conectadas e inovadoras”, disse.
“A gente, na ABDI, tem o melhor corpo técnico, quadros do MCTI [Ministério da Ciência e Tecnologia], do Ipea [Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada], de vários órgãos que estão na Agência e que são referência no que diz respeito a encomendas tecnológicas, à aplicação da Lei da Inovação, reformulada, atualizada em 2018, mas que que sai muito pouco do papel”, acrescentou.
Além de incentivar o empreendedorismo das startups presentes no Hackacity Guará, o presidente da ABDI estimulou o gestor público a apostar em inovação. “A gente tem trabalhado para apoiar os órgãos públicos para que a gente consiga encontrar um equilíbrio do binômio risco/recompensa, com uma modelagem técnica e jurídica, com apoio da AGU [Advocacia Geral da União], do TCU [Tribunal de Contas da União], da CGU [Controladoria-Geral da União] para que os gestores públicos possam investir em encomendas tecnológicas e inovação”, concluiu, antes de mencionar contratos de consultoria voltados a inovação firmados pela ABDI com a Petrobras e os Correios.
Também integraram o painel de abertura do evento, entre outros, o vice-presidente do Codese-DF, Ruither Thuin, o presidente do Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, a deputada distrital Jane Klebia e o diretor-superintendente da Neoenergia, Gustavo Alvarez.
Cidade Empreendedora
Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas presentes na Agenda 2030 e a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes, o Hackacity Guará ajuda empresas com modelos de negócio inovadores a alcançarem o sucesso com a oferta de treinamentos, mentorias, rede de contatos ou experiências.
Premiada pelo Sebrae-DF como Projeto do Guará para Cidade Empreendedora – Desenvolvimento Territorial, em 2022, a iniciativa proporciona um ambiente de debate e incubação de startups focadas em resolver questões urbanas.
Ainda neste sábado, o encontro na Escola Técnica do Guará incluiu em sua programação o EGGS – Experience, Game Geek Show, evento gamer e de cultura pop que se estenderá até domingo com a participação de bandas musicais, concursos, exposições de games, palestras e cosplays.