ABDI promove conexão do Brasil com o mundo no Web Summit

ABDI promove conexão do Brasil com o mundo no Web Summit

Mais de 200 pessoas passaram por dia no stand Brazil Connection

Empresários, investidores, entidades de governo e amantes da tecnologia tiveram acesso ao que há de mais inovador no mundo pelo Web Summit. Durante os dias 6, 7 e 8 de novembro, Lisboa se tornou a capital mundial da inovação e recebeu 70 mil pessoas de mais de 180 países para o evento.

Logo na entrada, no pavilhão 4 da Altice Arena, o paredão de LED indicava o Brazil Connection by ABDI. O nome não poderia ser mais assertivo. Durante os três dias de evento, o espaço virou o point dos brasileiros que foram ao Web Summit, além de atrair participantes de todos os países com interesse em fechar negócios no Brasil.

A programação incluiu todas as vertentes do ecossistema de Inovação, oferecendo um generoso leque de opções para quem tem interesse em internacionalizar os negócios.

O diretor de Desenvolvimento Produtivo e Tecnológico da ABDI, Miguel Nery, destacou o benchmarking feito pela Agência no evento. “Teremos o fortalecimento de inovação no nosso país a partir das boas experiências que tivemos aqui”, disse.

Opinião compartilhada pelo coordenador de Inovação da Agência, Rodrigo Rodrigues, que também enfatizou a importância da internacionalização. “As startups brasileiras precisam ter ciência de que é preciso expandir o mercado. E Portugal é um ótimo caminho por conta do idioma e por ser a porta de entrada para a Europa”, explicou.

Cooperação

O ministro da Economia português, Pedro Siza, enfatizou a importância da cooperação entre os dois países. “Nós estamos dando toda a estrutura técnica para que as startups brasileiras entendam o caminho para conseguir escala e investimentos. Acreditamos muito nessa parceria envolvendo esse setor”, concluiu.

A Atlantic Hub foi fundamental nessa conexão. Eduardo Migliorelli, CEO da empresa portuguesa, destacou a evolução da migração de negócios em Portugal. “De ano em ano o número de pessoas interessadas no Web Summit dobra. Para nós, foi, sem dúvida, uma experiência vitoriosa. E a missão continua para sempre a partir das conexões e negócios fechados por aqui”, disse.

Michel Oliveira, secretário de Inovação de Juazeiro do Norte – CE, participou da Missão Internacional promovida pelo Atlantic Hub e aprovou a experiência. “Nós temos um projeto embrionário de incubação, aceleração e a criação de um espaço de coworking no nosso município. Entender como essa estratégia é pensada pelo mundo foi fundamental para nos ajudar na estruturação desse projeto”, comemorou.

Oportunidades

Durante os três dias, diversas entidades de investimento puderam expor o caminho para que os empresários consigam esse apoio, como exemplo o BNDES Garagem, Big Investimentos, Grupo Goe, Portugal Ventures e a IAPMEI.

Nuno Mangas, presidente do IAPMEI, abriu as portas para as startups brasileiras. “A oportunidade existe e nós facilitamos o caminho com várias modalidades de crédito”, disse. Uma das modalidades, inclusive, com 45% a fundo perdido e o restante com pagamento após dez anos.

O Rock in Rio é uma instituição que fez o caminho do Brasil até Portugal. Com a edição do festival de música consolidada em Lisboa, o CEO Luís Justo enfatizou a importância da troca de experiências para ganhar escala. “Um evento como o Web Summit permite a gente a se conectar com pessoas e aprendizados de todos os lugares do mundo. E é essa troca que gera valor para o negócio”, disse.