ABDI promove webinar sobre segurança cibernética no setor produtivo

Evento faz parte do projeto Cyber Solutions, com foco nos desafios de pequenos negócios

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Shield Consulting promoveram nesta terça-feira (21/11), um webinar com o tema ‘Cyber Segurança no Setor Produtivo: Sua empresa está preparada?’. O evento faz parte do projeto Cyber Solutions, que busca promover o aumento da resiliência cibernética nos setores produtivos, com foco em desafios de pequenos negócios, em especial de serviços, comércio e manufatura.

De acordo com a analista de Produtividade e Inovação da ABDI, Larissa Querino, cerca de 70 pequenas e médias empresas (PMes) receberam consultoria individualizada através do projeto este ano. “Quem está na rede com certeza está vulnerável a riscos cibernéticos. Nosso objetivo é transmitir conhecimentos fundamentais para as empresas, para que elas possam ter consciência dos riscos aos quais estão submetidas na rede. Queremos trazer conhecimento sobre proteções e ações de segurança cibernética com baixo custo e até sem custo para a empresa”, explicou Larissa.

Na apresentação, o responsável técnico da Shield Consulting, Filipe Villar, abordou a importância das PMes se preocuparem com a segurança cibernética de seus negócios e investirem em tecnologia, capacitação de pessoas e estratégias preventivas e de monitoramento contra crimes cibernéticos.

Uma pesquisa divulgada pela empresa Arcserve aponta que, em 2022, 19% das pequenas empresas brasileiras foram vítimas de um ataque de ransomware e outros 38% sofreram ataques que foram contidos. “Pesquisas apontam que entre as principais razões de um cibercriminoso atacar uma PMe estão a falta de orçamento ou pessoas dedicadas a monitorar esse setor, o que acaba facilitando o ataque. E essas pequenas empresas acabam sendo porta de entrada para ataques mais robustos a empresas maiores”, justifica Filipe Villar.

Para além de ferramentas de segurança pagas, o especialista deu dicas simples para proteger a segurança cibernética de pequenas e médias empresas como a utilização de controle de acesso, cadeado para equipamentos, autenticação biométrica, firewall de rede, certificação digital, gestão de logs, antivírus, certificação digital, dentre outros.

“Esses são apenas alguns pontos. É importante que os empreendedores tenham conhecimento dos tipos de ferramentas disponíveis para que possamos orientar o que é ou não mais aplicável para cada situação”, ressaltou Filipe.

Pequenas e médias empresas interessadas em receber consultoria em segurança cibernética e da informação podem se inscrever no Cyber Solutions.

Multimídia

MetaIndústria