ABDI promove workshop sobre Marco Legal das Startups e tecnologia 5G

ABDI promove workshop sobre Marco Legal das Startups e tecnologia 5G

Evento será amanhã, das 10 às 12h, com transmissão on-line pelo Youtube da Agência

Nesta terça-feira (6), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Parque Tecnológico de São José dos Campos (PqTec) realizarão o workshopIluminação Pública 5G – Compreendendo o modelo de experimentação via Marco Legal das Startups”. O evento será on-line e gratuito, das 10h às 12h, com transmissão pelo Youtube da Agência.

Sancionada em junho do ano passado, o Novo Marco Legal das Startups (Lei Complementar n° 182/2021), trouxe mudanças e novas regras a fim de aprimorar o avanço de processos inovadores no Brasil. Com isso, o objetivo é reunir agentes públicos e privados para apresentar a estrutura técnico-jurídica da legislação.

A missão da ABDI é impulsionar o avanço da aplicação de tecnologia no país e com esse workshop pretendemos auxiliar os municípios nas contratações de insumos de tecnologia; difundir os principais aspectos técnicos, econômicos e jurídicos da experimentação do modelo de Iluminação Pública e mostrar os benefícios da tecnologia de quinta geração”, afirma Igor Calvet, presidente da ABDI.

Igor Calvet, presidente da ABDI; Marcelo Nunes, diretor do PqTec; Vitor Amauri Antunes, diretor de projetos da Spin Soluções Pública Inteligentes; e Tiago Faierstein, gerente da Unidade de Novos Negócios da ABDI, estão confirmados para o evento.

Os especialistas irão detalhar o modelo de contratação municipal para operacionalização de serviços de iluminação pública inteligente com aplicação de tecnologias de quinta geração; expor as opções de financiamento e exploração de serviços e receitas acessórias, sob o conceito de Cidade Inteligente – integração estratégica entre pessoas e sistemas para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida.

Luminária Inteligente – A ABDI desenvolveu o programa Conecta 5G para a implantação das luminárias inteligentes com antena 5G, uma solução que antecipa o acesso à rede de dados móveis de quinta geração para municípios brasileiros. Trata-se de um dispositivo multifuncional que, além da lâmpada de led, comporta uma antena com internet 5G, câmera de videomonitoramento com capacidade de reconhecimento facial; sensor de ruído; rede Wi-Fi; e programa de gestão semafórica.

De modo geral, a rede 5G vai habilitar tecnologias que terão impacto na economia e que vão melhorar a vida das pessoas, como telemedicina, sensores nas cidades, medidores inteligentes, entre outras.

O gerente da Unidade Novos Negócios da ABDI, Tiago Fierstein, explica que a capacidade de transmissão de dados mais avançada permite a interconexão de muitos equipamentos numa mesma rede de transmissão e que sejam operados remotamente, com intenso fluxo de informações e de forma segura. “Vai melhorar a segurança pública, mobilidade, saúde e educação. Oferecerá melhor conexão nas escolas, para as aulas on-line, por exemplo”, acrescenta.

O Conecta 5G é um projeto da ABDI em parceria com o PqTec, e tem apoio do Ministério das Comunicações (MCom) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A criação do protótipo contou com as empresas Nokia e Juganu, e usa a tecnologia de chipset da empresa Qualcomm.

Conheça o Conecta 5G.

Programação do Workshop:
10h – Abertura
Igor Calvet – Presidente da ABDI
Marcelo Nunes – Diretor do PqTec

10h20 – ILUMINAÇÃO PÚBLICA 5G – Compreendendo o modelo de experimentação via Marco Legal das Startups
Vitor Amauri Antunes – Diretor de projetos da Spin Soluções Pública Inteligentes
Tiago Faierstein – Gerente da Unidade de Novos Negócios da ABDI

11h40 – Encerramento

Acompanhe pelo Youtube da ABDI.

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas