ABDI propõe parceria com Suframa para projeto de mapeamento da bioindústria

ABDI propõe parceria com Suframa para projeto de mapeamento da bioindústria

Objetivo da Agência é ampliar o potencial de fomento à bioeconomia

A diretora de Economia Sustentável e Industrialização da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Perpétua Almeida, reuniu-se ontem, 9, com o superintendente-adjunto da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Luiz Frederico Aguiar, na capital amazonense.
 
Além de estreitar relações com a autarquia, que também é ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a diretora propôs duas parcerias com a Suframa.
 
Perpétua apresentou o projeto de mapeamento da bioindústria da Amazônia Legal, desenvolvido pela Agência com o apoio do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), com o objetivo de criar uma base de dados da bioindústria amazônica, apontando suas oportunidades e gargalos.
 
“Hoje ninguém sabe o real potencial da bioindústria da Amazônia. E a ideia com esse portfólio é mostrar onde está essa bioindústria, qual insumo é utilizado, quais os principais gargalos e potenciais. Com esse trabalho queremos atrair possíveis investidores, como instituições públicas nacionais, bancos de investimentos nacionais e fundos nacionais e internacionais. Juntos [Suframa, ABDI e outras instituições], podemos decidir e identificar quais ações de fomento podemos implementar”, disse.
 
Também foi apresentado ao superintendente o projeto ABDI na COP-30, que prevê a participação da Agência na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas com ações inovadores e sustentáveis.
 
Frederico Aguiar sinalizou para uma parceria via Acordo de Cooperação Técnica (ACT) e falou de negócios ambientalmente e socialmente sustentáveis que já funcionam na Zona Franca de Manaus.
 
“Se vocês precisarem de qualquer apoio nosso, temos sede em Rio Branco, Macapá, Manaus, e estamos à disposição. Estou muito feliz com essa nossa conversa”, completou.