ABDI realiza palestra sobre sustentabilidade no Inova Summit

ABDI realiza palestra sobre sustentabilidade no Inova Summit

Em uma das maiores conferências sobre inovação e tecnologia, analista da Agência apresentou o Edital “Desafio Saneamento do Futuro: Rios sem

A analista de Produtividade e Inovação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Bruna de Castro, realizou palestra, nesta quarta-feira (21), no Innova Summit, evento que acontece em Brasília destinado à exposição de iniciativas em inovação, negócios e empreendedorismo. O tema foi o Edital recém-lançado pela ABDI em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), “Desafio Saneamento do Futuro: Rios sem Plásticos”, que irá selecionar soluções que incorporem tecnologias digitais e contribuam para a redução da quantidade de plástico nos corpos hídricos brasileiros.

Em sua palestra, a analista da ABDI apresentou números impactantes sobre a situação do descarte do plástico no país. De acordo com estudo encomendado pelo Pacto Global da ONU no Brasil, com o apoio da USP, 3,4 milhões de plástico podem ir parar nos rios e oceano do nosso país a cada ano. Isso equivale a 33% de todo o plástico do mercado brasileiro. E segundo a OCDE, o Brasil é o quarto maior produtor de plástico no mundo, reciclando apenas 14% do produto. 

“Por isso, convidamos as pessoas a ajudar a salvar o planeta, desafiamos as pessoas a criarem soluções que usem tecnologias – IoT, inteligência artificial, robótica, entre outras – para reduzir esse volume de plástico que vai parar nas águas, contaminando e matando as espécies marítimas”, afirmou Bruna.

Composto por dois Editais, o primeiro, da ANA, irá selecionar e premiar nove soluções, no estágio de protótipo, que atinjam o desafio proposto. O segundo Edital, desta vez da ABDI, selecionará três projetos, entre os nove vencedores do primeiro concurso, com o objetivo de aumentar a escala e estimular o lançamento no mercado dessas soluções validadas ao longo das etapas do Edital da ANA.

As melhores soluções para reduzir o plástico nas águas brasileiras poderão ser premiadas com até R$ 440.000,00, considerando a participação nos dois Editais.  Poderão participar e se inscrever pessoas jurídicas de direito público ou privado, com ou sem fins lucrativos. A submissão da proposta poderá ser feita por uma única pessoa jurídica ou por uma equipe de diferentes pessoas jurídicas sem limitação de membros.

Os participantes devem se inscrever em uma das três categorias dos Editais:

Social – diminuição da quantidade de plástico nos corpos hídricos a partir da ação dos cidadãos, catadores, cooperativas ou associações de catadores;

Gestão Pública – diminuição da quantidade de plástico nos corpos hídricos pela ação das prefeituras e do Distrito Federal, consórcios públicos, empresas prestadoras de serviço de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação de resíduos sólidos domiciliares, ou agências infranacionais reguladoras dos serviços de resíduos sólidos;

Indústria – diminuição da quantidade de plástico nos corpos hídricos pela ação das indústrias, desde a geração dos produtos utilizando plástico até a reciclagem ou reintrodução do plástico na cadeia produtiva.

As inscrições vão até o dia 19 de julho. Para participar, inscreva-se aqui.

O estande
Em seu estande, a ABDI exibirá, ao lado de 140 startups expositoras, informações sobre três programas desenvolvidos por ela. Uma estrutura interativa permitirá aos interessados navegar nas plataformas do CPIN (Compras Públicas para Inovação), do VIAS (Vetor de Inovação Aberta com Startups) e do Jornada Digital, com o auxílio de técnicos da Agência.   

Nesta quinta-feira (22), acontece outra palestra da Agência. A analista de Produtividade e Inovação, Lanna Dioum, falará sobre “Inovação Aberta: Adopt or Die!”. A apresentação será realizada no Palco Inovação.

 

 

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas