Workshop discutirá compartilhamento de dados na cadeia produtiva

Workshop discutirá compartilhamento de dados na cadeia produtiva

Encontro nesta terça-feira, 18, discutirá importância da integração de informações na indústria e estudo da ABDI e parceiros sobre o tema

O estudo e as ações relacionadas para a construção do primeiro business case de um projeto de Data Space no segmento industrial será um dos temas do Workshop Técnico de Compartilhamento de Dados na Cadeia Produtiva, a ser realizado nesta terça-feira, 18/4, na sede da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em Brasília. O estudo e sua busca por uma solução de rastreabilidade e compartilhamento de dados na indústria nacional integram uma parceria da ABDI com a NEO e a Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC).

O encontro tem início às 14h50. Até as 17h, debaterá com especialistas dos ministérios do Desenvolvimento, Indústria Comércio e Serviços (MDIC), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA, além de demais entidades e da iniciativa privada como, de forma segura e confiável, a integração de dados no segmento industrial pode ser transformada em decisões significativas da cadeia produtiva.

Será abordado o conceito de Data Space, como ambiente que permite o compartilhamento de dados, além do compartilhamento de experiências internacionais e o estudo realizado pela ABDI para o agro nacional. Os desafios enfrentados pelo processo, como interoperabilidade, capacitação, padronização, segurança, custo e silos de dados, serão igualmente debatidos.

A dificuldade para a consolidação de uma estrutura virtual que dê suporte ao compartilhamento de dados do segmento produtivo pode ser traduzida pela baixa coleta de informação pelo setor: atualmente, mais de 70% dos dados de produção capturados nas indústrias não são utilizados.

Além de apresentar as atividades realizadas pelo estudo, o workshop discutirá direcionamentos das ações com os participantes. A experiência internacional também integrará a programação por meio de especialistas da VDMA (Associação Alemã de Fabricação de Máquinas e Instalações Industriais), que introduzirão, aos participantes, o cenário europeu de interoperabilidade na Indústria.

Economia Industrial Conectada

O estudo da ABDI e parceiros para a construção do primeiro business case de um projeto de Data Space na cadeia industrial também faz parte do Programa Open Industry, voltado à inserção do Brasil na vanguarda da Economia de Dados e da Economia Industrial Conectada. O programa alia empresas, associações, institutos de ciência e tecnologia, startups e entidades governamentais na execução de projetos em áreas estratégicas do setor industrial, no modelo de Parcerias Público Privadas (PPPs).

O Programa Open Industry será lançado durante o evento pela ABINC, que é representante oficial, no Brasil, da International Data Spaces Association (IDSA), instituição internacional europeia sem fins lucrativos que reúne empresas, cientistas, legisladores e outros interessados para criar um padrão global para a tecnologia de espaços de dados.