ABDI recebe parlamentares em celebração do Dia da Indústria

ABDI recebe parlamentares em celebração do Dia da Indústria

Visita de congressistas reforçou parceria entre a Agência e a Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) celebrou o Dia da Indústria nesta quarta-feira (24/5), em sua sede, em Brasília, com a visita de parlamentares integrantes da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados. Na pauta, além da celebração da data, comemorada em 25 de maio, os participantes discutiram os desafios e as ações conjuntas necessárias para a promoção da reindustrialização brasileira.

Nas boas-vindas aos congressistas, o presidente da ABDI, Igor Calvet, destacou a importância da participação da Câmara e do Senado no fortalecimento da indústria. “Esse encontro é muito importante porque o Congresso é parte fundamental para a reconstrução da nossa indústria e o crescimento econômico do país”.      

Também presentes no evento, os diretores de Desenvolvimento Produtivo e Tecnológico, Carlos Geraldo Santana, e de Economia Sustentável e Industrialização, Perpétua Almeida, ressaltaram a relevância da ABDI no processo de neoindustrialização nacional, com a preocupação de alinhar tecnologia e sustentabilidade. “É essa a nova indústria do Brasil, que quer crescer respeitando as regras ambientais”, disse Perpétua.  

O crescimento com respeito aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas passa igualmente pela transformação digital, lembrou Carlos Geraldo, ao tratar do apoio da Agência ao desenvolvimento das empresas de menor porte com benefícios, também, ao seu entorno. “Um dos trabalhos da ABDI é ajudar as pequenas e micro empresas a se desenvolverem, a entregarem com mais rapidez. Quando levamos a transformação digital para indústrias com 30 empregados, os benefícios locais são inúmeros”, calculou.

O presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara, deputado Heitor Schuch, destacou que a fórmula para a indústria crescer e produzir mais é inovação e tecnologia, pesquisa e desenvolvimento. “A indústria precisa de mais oxigênio, mais inovação e tecnologia para que volte aos patamares que tinha há 20, 30 anos”, lembrou, complementando que a ABDI vem desempenhando esse papel ao indicar caminhos para a adoção de tecnologias a empresários e industriais.

Reindustrialização

A perda de espaço da indústria no PIB nacional foi um dos temas do encontro, assim como a queda do setor no cenário mundial.  Segundo lembrou o deputado Vitor Lippi, o Brasil, que já teve a nona indústria mais importante do mundo, hoje está na 15ª colocação. “Vivemos um processo de desindustrialização. Nos últimos 10 anos, fechamos 10% das indústrias, reduzindo de 330 mil para 300 mil. Isso significa a perda de 1,4 milhão de empregos diretos. Reindustrializar o Brasil é retomar o crescimento dos empregos”, assegurou.

Para Lippi, são três os desafios para a recuperação da indústria do Brasil: o ambiente de negócios, a digitalização e o capital humano. “Aqui custa 22% mais caro para produzir um produto. Precisamos reduzir o Custo Brasil”. A indústria brasileira, acrescentou, gasta 10 vezes mais que a indústria no exterior para conseguir pagar impostos. “Nosso sistema tributário é o 184º pior do mundo, segundo o Banco Mundial. Isso tira a competitividade da nossa indústria e gera um contencioso fiscal de 5,4 trilhões de reais”, explicou.

As ações da ABDI foram mencionadas como elementos importantes para o fortalecimento do setor e sua empregabilidade. “A geração de emprego é a grande busca. Acredito na industrialização do Brasil e a ABDI faz um trabalho fantástico, desapercebido do povo e do Congresso”, afirmou o deputado Augusto Coutinho. Para José Rocha, investir na indústria significa aumentar a oferta de emprego e da renda do brasileiro. “A Agência tem uma agenda importante para a indústria e nós, do Congresso, somos parceiros em prol do fortalecimento da indústria brasileira”.

Inovação

A comemoração do Dia da Indústria tratou, ainda, de um dos pontos de atenção mais caros à ABDI: a inovação. O senador Efraim Filho ressaltou a necessidade de o sentimento de inovar estar sempre presente, não apenas nas discussões e votações no Parlamento, mas como princípio e convicção. “Fazer diferente é o que a ABDI propõe, está em seu âmago. A Agência tem a missão de levar adiante a tecnologia e a inovação”, incentivou. “A Agência tem uma intersecção muito forte com a agenda econômica do Brasil, do governo e do Parlamento e ter essa visão diferenciada pode ser determinante na busca de soluções”.

A celebração do Dia da Indústria na sede da ABDI contou, também, com a participação dos deputados Silvio Costa filho, Jorge Goergen, Luís Carlos Gomes, Zé Neto, Daniel Almeida e Júlio Lopes.  

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas