ABDI recebe visita do presidente da Comissão de Indústria da Câmara

ABDI recebe visita do presidente da Comissão de Indústria da Câmara

Deputado Heitor Schuch (PSB/RS) reuniu-se com presidente da Agência, Igor Calvet, para tratar da reindustrialização do país

O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet, recebeu, nesta quinta-feira (4/5), o deputado federal Heitor Schuch (PSB/RS), presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara. Na pauta, o desenvolvimento industrial do país.

Calvet apresentou ao parlamentar e à sua comitiva a ABDI e seus projetos, destacando que a Agência atua prioritariamente, por decisão do Conselho Deliberativo, em duas frentes: transformação digital das empresas e sustentabilidade. “Essas agendas são indissociáveis. A empresa que entra na economia digital cresce 2,5 vezes mais que aquela que não entrou. E tem como desafio fazer isso de maneira sustentável”, explicou Calvet.

Como exemplo, o presidente da ABDI citou o programa Digital.BR, que com o projeto realizado em Caruaru (PE), na Feira de Sulanca, ajudou na inclusão digital dos feirantes. “Eles não vendiam pelas redes sociais. Depois do projeto, passaram a vender pelo Instagram e pelo whatsapp, o que levou a um aumento de faturamento de 10% em plena pandemia”, contou.

A questão da conectividade nas cidades também foi tema da reunião. O presidente da ABDI falou sobre o projeto Cidades Inteligentes, que utiliza sistemas interligados e interoperáveis para o uso de infraestrutura, serviços e comunicação. “Hoje, mais de 95% das empresas no Brasil estão em área urbana, é preciso ter infraestrutura digital nas cidades para dar o devido suporte”, justificou.

Outro assunto tratado foi a queda da indústria na participação do PIB nacional. Para Calvet, parte disso vem da falta de competitividade e de produtividade da indústria nacional, que já representou mais de 30% do PIB, nos anos 80 e atualmente participa com 11%. “Só vamos ver essa produtividade aumentar se a gente investir na transformação digital e na sustentabilidade”, ressaltou.

Foto: Lula Lopes

O deputado Heitor Schuch destacou a digitalização nos processos de trabalho na Câmara dos Deputados, que passou a realizar as votações de maneira online. “Recebi alguns parlamentares alemães que ficaram impressionados com a nossa tecnologia, mas devemos continuar avançando com a transformação digital”.

Para o parlamentar, é preciso levar essa transformação para as escolas, que, em sua opinião, não acompanharam a revolução tecnológica que o mundo vive. “Os estudantes devem receber essa educação digital desde os anos iniciais. Eles serão os profissionais do futuro e essa formação tem que vir da base”, defendeu.

De acordo com Schuch, uma política industrial deve envolver o Ministério da Educação. “Há necessidade de investimento e participação do Estado na reindustrialização do nosso país. Falta mão-de-obra qualificada em postos de trabalho essenciais para o desenvolvimento da indústria”, esclareceu.

A reunião foi realizada no Espaço Data ABDI, ambiente que reúne dados, em tempo real, para subsidiar as gestões estratégicas da Agência e obter mais assertividade na tomada de decisão. Além do deputado, participaram do encontro o secretário executivo da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara, Henrique Ferreira, o assessor legislativo da Liderança do PSB, Angelito Cassol e o assessor especial do deputado Schuch, Rodrigo da Luz.

 

 

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas