ABDI reúne-se com Conselho de Energia Eólica da Abimaq

ABDI reúne-se com Conselho de Energia Eólica da Abimaq

Encontro tratou da realidade do segmento no Brasil, como produção e exportação de pás de aerogeradores

Representantes da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) reuniram-se nesta terça-feira, 23/04, com o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, para debater aspectos da cadeia produtiva de energia eólica no Brasil, como seu parque fabril e as possibilidades de expansão da geração de energia limpa no país.

O encontro foi a oportunidade de o coordenador da Diretoria do Conselho de Energia Eólica da Associação, José Leonardo Euler de Morais, apresentar à ABDI a realidade do segmento, seus desafios, possibilidades de exportação e benefícios que os parques eólicos levam aos municípios que os adotam. Competitividade da indústria manufatureira, política industrial e aço, principal insumo da Abimaq, também foram tema da reunião.

A elaboração pela ABDI das metas e dos indicadores de monitoramento do setor de equipamentos de energia verde na Nova Indústria Brasil (NIB), que incluíram a cadeia de eólicas, foi lembrada por Cappelli no encontro. Demandado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o mapeamento tratou, além dos segmentos de aerogeradores e painéis solares, das cadeias de robôs industriais e máquinas agrícolas.

“A gente acoplou a ABDI a esse esforço que o governo está fazendo de erguer a Nova Indústria Brasil, a nova política industrial”, disse. “Ajudamos a mapear essas três cadeias e vamos fazer o monitoramento da NIB, com metas, indicadores, enfim, para fazermos a avaliação do impacto, do resultado, do adensamento das cadeias produtivas”, explicou.       

Convite        

Morais convidou a ABDI a participar do Conselho de Energia Eólica da Abimaq, onde diferentes elos do segmento se manifestam sobre diversos temas, como produção e exportação de pás, e a firmar parcerias com a associação. “Para além de outros trabalhos que a gente possa fazer junto”, acrescentou o coordenador. “A ABDI, seguramente, traria uma riqueza muito grande para essas discussões”.

O Conselho da Abimaq une os fabricantes de componentes, peças e sistemas de geração de energia eólica, o que engloba aerogeradores, pás, torres, geradores, spinners, peças e componentes. Segundo a entidade, entre os 10 maiores fabricantes de turbinas eólicas do mundo, seis deles estão instalados no Brasil.    

Foto: Lula Lopes/ABDI