A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) terá um painel na programação do pavilhão Brasil na COP29, Conferência do Clima da ONU que será realizada entre os dias 11 e 22 de novembro em Baku, no Azerbaijão. Com o tema “Acelerando a Economia Circular e a Descarbonização da Indústria no Brasil”, o painel da Agência será realizado no dia 12 de novembro. O projeto da ABDI concorreu com cerca de 470 propostas e é uma das 60 iniciativas selecionadas que serão apresentadas no espaço brasileiro durante o evento global.
As propostas foram analisadas pelo comitê técnico organizador do pavilhão, composto pelo MMA, pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). Os demais integrantes do grupo foram indicados pelos Conselhos Federais de Governo, vinculados à Presidência da República, e por participantes do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM), principal órgão de governança climática do país.
Para Neide Freitas, líder do projeto da ABDI, a seleção da proposta comprova a relevância do tema para a indústria e dos projetos desenvolvidos pela Agência, como a Plataforma Recircula Brasil e o Programa Renovar.
“Ter esse projeto selecionado é um reconhecimento do trabalho que a ABDI tem realizado em torno da circularidade na indústria e da sustentabilidade. A seleção para um evento dessa magnitude nos permite levar nossa visão sobre uma industrialização sustentável, para o centro das discussões internacionais, reforçando a importância de criar valor econômico sem desrespeitar os limites ambientais”, disse.
Na expectativa para o evento, Freitas destaca que o painel vai além de uma apresentação: “estamos empenhados em não apenas apresentar o que já foi feito, mas também em inspirar novos compromissos e colaborações que possam acelerar a transição para uma economia circular. Queremos que o painel seja um ponto de inflexão para que a indústria veja a sustentabilidade como um motor de inovação e não como um obstáculo”.
Além do painel no pavilhão Brasil, a ABDI terá outros quatro painéis no pavilhão da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do qual a ABDI é parceira. Temas como industrialização sustentável na Amazônia, bioeconomia e eficiência energética também serão abordados.
ABDI na COP
O projeto ABDI na COP é uma iniciativa para consolidar a Agência como referência na promoção de soluções tecnológicas sustentáveis, inovadoras e inclusivas no setor produtivo e como agente ativo na promoção da ecoinovação durante a Conferência do Clima da ONU.
O Brasil, como um país de dimensões continentais e uma biodiversidade rica, desempenha um papel fundamental no enfrentamento dos desafios das mudanças climáticas e na promoção do desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, a participação da ABDI na COP 29 e, principalmente na COP30, que será realizada no Brasil, em Belém (PA), são oportunidades estratégicas para apresentar o portfólio de projetos da Agência que contribuem com esse propósito.