ABDI vai criar seis laboratórios tecnológicos em Brasília

ABDI vai criar seis laboratórios tecnológicos em Brasília

Em parceria com o Instituto Campus Party, projeto Include vai dar oportunidade a jovens de áreas vulneráveis

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com o Instituto Campus Party (ICP), vai criar, neste ano, seis Laboratórios Tecnológicos em Brasília. O projeto, denominado Include, consiste na montagem de laboratórios de tecnologias e robótica para crianças e adolescentes menores de 18 anos, moradores de áreas de vulnerabilidade do País. Na Capital Federal, duas cidades já foram contempladas com o projeto: Guará e Santa Maria (além de unidades espalhadas por outros estados, como São Paulo e Bahia).

O objetivo é identificar talentos dentro das comunidades e qualificar jovens de 10 a 18 anos para o mercado de trabalho, criando oportunidades de aprendizado, capacitação e inserção em instituições de ensino. O Include funciona assim: seleciona a comunidade, identifica uma ONG local que possa fazer a gestão do laboratório e inicia o projeto – sempre com foco na educação lúdica e prática.

Segundo o presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que cerca de 60 milhões de jovens vivem nesta realidade: adolescentes que nunca tiveram contato com computadores, drones, impressoras 3D, realidade aumentada, robótica. “A Campus Party é a melhor experiência tecnológica para divulgarmos esse projeto, uma ferramenta que permite dar um upgrade na vida de muita gente. 70% do nosso talento está sendo desperdiçado por não darmos chances e condições”, ressalta Farruggia.

Para o coordenador de Inovação da ABDI, Rodrigo Rodrigues, a Agência é focada no desenvolvimento econômico do país e falar de políticas públicas é contribuir para esse avanço, além da oportunidade de gerar centenas de empregos. “Estamos falando de futuro e inclusão social, por isso faz todo sentido apoiar e incentivar projetos como esse”, afirmou. Dentro da ABDI, o projeto será planejado pela especialista em Desenvolvimento Produtivo, Ana Sofia Peixoto, que vai alinhar com as instituições envolvidas as melhores estratégias para a criação das novas unidades. 

Em parceria com os Centros de Reciclagem de Computadores para Laboratórios, do Ministério de Ciência e Tecnologia, o Include também tem um acordo de cooperação com o Sebrae para capacitação técnica e produção de conhecimentos sobre empreendedorismo. Além disso, conta com o apoio de diversas empresas, que desempenham papéis importantes, como fornecimento de internet gratuita e de qualidade; uniformes; disponibilização de mobiliário e material didático para os alunos.

O Include surgiu em outubro de 2017, na primeira edição da Campus Party Bahia, e teve sua primeira unidade inaugurada em Canudos, no próprio estado.