ABDI vai investir em redes para impulsionar a digitalização no Nordeste

ABDI vai investir em redes para impulsionar a digitalização no Nordeste

O objetivo é escolher projetos de instituições públicas ou privadas que contribuam para digitalizar o setor produtivo para o período pós pan

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lança, no próximo dia 25 (quinta-feira), edital para selecionar projetos conduzidos por, pelo menos, três instituições (de natureza pública ou privada) que tenham como missão contribuir para a transformação digital de micro, pequenas e médias empresas nos estados do Nordeste. O programa vai selecionar na primeira fase até 20 projetos. O edital prevê fases piloto e de escala e ficará aberto por 45 dias para que os interessados possam enviar as propostas.

Para marcar o lançamento, a ABDI vai promover um bate papo online sobre transformação digital, com o presidente da ABDI, Igor Calvet; o deputado federal JHC (PSB-AL), que preside a Frente Parlamentar de Economia e Cidadania Digital; o presidente do Conselho do Porto Digital, Sílvio Meira, o Ítalo Nogueira, presidente da Federação Assespro; e Paulo Cunha, Head do Setor Público da Amazon Web Services e integrante do Movimento Brasil Competitivo (MBC). O evento acontece no dia 25, às 11h, e será transmitido pelo Facebook  e pelo Youtube da ABDI.

Denominado Digital BR, o programa vai acelerar projetos estruturados em redes em ecossistemas de inovação na região. Poderão participar arranjos compostos por, pelo menos, três instituições diferentes com competência para atuar na implementação do projeto.  Na fase piloto, o investimento será entre R$ 500 mil e R$ 1,5 milhões de reais por projeto. Na fase de escala, entre R$ 500 mil e R$ 1,5 milhões de reais por projeto. Ou seja, pode chegar a um total de até R$ 3 milhões por projeto. O investimento da ABDI no programa, considerando todas as fases, será de R$ 14 milhões.

As inscrições para o edital poderão ser feitas a partir do dia 25 de junho por meio do portal. O prazo para submissão das propostas encerra-se em 10/08/2020.

“A ABDI quer acelerar projetos com potencial para inovar as empresas do Nordeste e aumentar sua maturidade digital. A crise da covid-19 aponta para a necessidade irreversível da digitalização da nossa economia. E queremos propagar soluções que ajudem os empreendedores nordestinos a buscarem a remodelagem de seus negócios para o período pós pandemia”, afirma o presidente da ABDI, Igor Calvet.

Nordeste

O Digital BR tem a missão de contribuir para o desenvolvimento da capacidade produtiva das empresas regionais, visando a melhoria de sua competitividade, além de melhorar as condições e características produtivas de uma das regiões mais carentes do país, que lidam com grandes desafios econômicos, sociais e tecnológicos.

De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM 2014), o Nordeste é a região mais empreendedora do Brasil. Segundo levantamento do Anuário dos Pequenos Negócios do Trabalho, SEBRAE, 2017, há, na região, 1.076.202 micro e pequenos empreendimentos, o que equivale a 15,3% do total do país. 

Além disso, o setor apresenta ótimas respostas às políticas públicas. Projeto piloto de Indústria Mais Avançada realizado pelo SENAI, que testou o impacto na produção do uso de ferramentas digitais (sensoriamento, computação em nuvem e internet das coisas – IoT), resultou em aumento médio de 28,2% na produtividade das empresas da região Nordeste. De todas as regiões beneficiadas pelo piloto, o Nordeste foi a que mais teve ganhos de produtividade, demonstrando que pequenas intervenções podem ser significativas para modificar o padrão de produção e desenvolvimento da região. 

Etapas

I. Seleção – A rede proponente deverá formalizar a inscrição por meio do site. Cada rede poderá submeter até três diferentes propostas, sendo que, apenas uma poderá ser selecionada. Vinte projetos serão selecionados com melhor pontuação para participar do programa.

II. Refinamento – ABDI aportará metodologias, mentorias e ferramentas de design que auxiliarão a rede com projetos selecionados no melhor refinamento do problema e da solução. Após a mentoria, as redes deverão apresentar projetos consolidados que serão novamente avaliados, segundo os mesmos critérios da etapa anterior. No mínimo, os 5 melhores projeto passarão para a etapa seguinte e receberão um prêmio de até R$ 1,5 milhões (a ABDI não exige contrapartida financeira da rede).

III. Implementação dos pilotos – As redes com projetos selecionados terão 6 meses para testar, experimentar e implementar pilotos, validando sua viabilidade técnica e financeira. Após essa etapa, os projetos passarão por nova seleção e, no mínimo, os 2 melhores (com melhores resultados) passarão para a etapa seguinte e receberão um novo aporte de até R$ 1,5 milhão. Para seguir para a próxima fase, no entanto, a ABDI exige uma contrapartida financeira da rede, que deverá ser igual ou superior ao total aportado pela Agência.

IV. Implementação de modelos de escala – as redes com projetos selecionados terão 6 meses para expandir o projeto, replicando as intervenções previstas a outros contextos. Esta etapa será formalizada mediante assinatura de Termo de Convênio com a ABDI. Deverão ser apresentados, ao final desta etapa, os resultados e comprovações da implementação da escala e um relatório de boas práticas do projeto apoiado.

V. Avaliação dos resultados da aceleração – a partir da análise dos impactos das políticas, programas e projetos implementados, a ABDI irá gerar um toolkit para orientar e servir como referência para a construção de uma estratégia geral de apoio a políticas, programas e projetos de transformação digital do setor produtivo. 

Como participar 

No portal eletrônico do DIGITAL.BR, as redes têm acesso a informações gerais sobre o programa, bem como ao edital e ao módulo de inscrições e submissões dos projetos. O portal é o canal para que as redes se cadastrem para participar do programa.

SERVIÇO
Lançamento do Edital Digital BR
Evento – Bate papo sobre transformação digital
Data – 25/06/2020 (quinta-feira)