Abertas inscrições da Chamada Pública para desenvolver plataforma de IGs do café

Abertas inscrições da Chamada Pública para desenvolver plataforma de IGs do café

Objetivo é criar um sistema digital de gestão, controle e rastreabilidade para produtores e entidades gestoras cafeeiras do país

A ABDI, o Sebrae e o Instituto CNA lançam, nesta segunda-feira (27), Chamada Pública para o desenvolvimento de um sistema de gestão, controle e rastreabilidade para ser utilizado pelas entidades gestoras e por produtores das Indicações Geográficas (IGs) de café.

Para criar a plataforma, poderão concorrer pequenos negócios sediados no Brasil. O sistema deverá incluir, pelo menos, quatro módulos: controle, rastreabilidade, inteligência e comunicação. No primeiro, o objetivo é garantir a origem e a qualidade do café, possibilitando o registo dos dados de avaliação da conformidade.

O módulo de rastreabilidade deve permitir aos produtores e empresas integrantes das IGs alimentarem seus dados de forma descentralizada, incluindo dados de georreferenciamento, informações sobre etapas de produção e de comercialização, entre outras.

A partir da integração e análise dos dados gerados nesses dois módulos, o módulo de inteligência precisa gerar um dashboard contendo dados estratégicos sobre o segmento. O objetivo é que ele seja uma fonte atualizada e confiável para municiar a governança das IGs no processo de tomada de decisão. 

O último módulo, o de comunicação, deve ser um ambiente para que produtores, entidades gestoras e apoiadoras possam interagir e comunicar ao mercado e aos consumidores em geral as informações apropriadas geradas nos três módulos do sistema digital. 

A seleção acontecerá em duas fases. Na primeira, serão escolhidas cinco propostas, que receberão R$ 20 mil cada para apresentar, em dois meses, o MVP* da plataforma. Em seguida, será definida a vencedora, que irá receber até R$ 800 mil para apresentar o sistema digital, num prazo de dez meses.

Para o analista de Produtividade e Inovação da ABDI, Antônio Tafuri, o sistema digital irá sanar um problema identificado na cadeia do café. “A plataforma permitirá o controle e rastreabilidade da produção, além do tratamento inteligente dos dados dessas Indicações Geográficas (IGs) registradas por parte dos pequenos negócios e das entidades requerentes das IGs”.

Para saber mais sobre a Chamada Pública e/ou realizar a inscrição, clique aqui.

Indicação Geográfica

A Indicação Geográfica (IG) é um método utilizado em diversos países para proteger a propriedade intelectual de produtos ou serviços do uso de terceiros. Como resultado, comunica-se ao mundo que uma certa região se especializou e tem capacidade de produzir um artigo diferenciado e de excelência.

*produto minimamente viável, em português, ou seja, a versão mais simples do produto final.

 

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas