Abertas inscrições para consultoria em Cibersegurança para pequenos negócios

Abertas inscrições para consultoria em Cibersegurança para pequenos negócios

Nova edição do Cyber Solutions quer ampliar o acesso das MPEs às tecnologias e treinamentos

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com a Shield Consulting, lança nova rodada de consultorias do Cyber Solutions, que consistem em ações especializadas e individualizadas em segurança cibernética e da informação para micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras. As inscrições gratuitas estão abertas e serão realizadas exclusivamente on-line, através de formulário eletrônico.

Na avaliação da analista de produtividade e inovação da ABDI, Larissa Querino, a nova edição do Cyber Solutions busca ampliar a democratização do acesso das MPEs às tecnologias e treinamentos, com o objetivo de reduzir os impactos de ciberataques na economia brasileira.

“Democratizar as soluções de cibersegurança passa por derrubar alguns mitos como a necessidade de conhecimento técnico avançado e investimentos onerosos. Mais importante para uma pequena empresa é sensibilizar e engajar os funcionários na adoção de ações eficientes de prevenção, detecção e respostas às ameaças. O fator humano é determinante no aumento da resiliência cibernética”, alerta Larissa Querino.

Após o sucesso alcançado ano passado, quando a ação aumentou, em média, a resiliência cibernética das empresas participantes em 59%, a ABDI espera ampliar o alcance do programa nesta edição. A Agência quer melhorar a conscientização dos empresários sobre a importância de investir em soluções tecnológicas, qualificar adequadamente os recursos humanos e promover melhores processos das organizações.

“As consultorias são específicas às necessidades de cada empresa e avaliam o patamar de digitalização da empresa, analisam sua realidade, promovem a gestão do risco cibernético e a identificação das vulnerabilidades do negócio”, destaca Larissa Querino.

As consultorias para pequenos negócios em segurança cibernética serão oferecidas em cursos que acontecerão ao longo de 2023, através de encontros virtuais individualizados.

As inscrições acontecerão apenas pela internet, onde o empresário ou gestor preencherá um formulário eletrônico. Em seguida, o processo seguirá três etapas de execução e o atendimento acontecerá por ordem de inscrição.

O primeiro passo é avaliar a situação inicial de cada empresa. O interessado preencherá um questionário com informações das medidas de cibersegurança adotadas pela organização. Nessa fase, a pesquisa levantará dados qualitativos como os recursos destinados à prevenção de incidentes digitais, os hábitos corporativos referentes a segurança nas redes e a adequação da empresa à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Na sequência, os inscritos participarão de encontros virtuais por videoconferências, além de interagir com a equipe do Cyber Solutions por e-mail, telefone e aplicativos de mensagens. Serão propostas soluções de segurança cibernética de acordo com o perfil de cada empresa, que adotará as medidas e terá sua execução acompanhada.

Na terceira e última fase, empresários e gestores inscritos preencherão um questionário para avaliar o conhecimento adquirido e a potencial adoção das soluções propostas, que acontecerá após período de adequação previamente acertado com cada empresa.

 

 

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas