Sobre

Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade no agro brasileiro

Com modelos viáveis de aplicação de soluções, focadas em aumento de eficiência, de produtividade e sustentabilidade, o programa é uma iniciativa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e parceiros para estimular e fomentar o uso de tecnologias 4.0 no agronegócio. Isso é feito por meio de editais, eventos, encontros, informações e demais ações focadas em aumento de eficiência, de produtividade e sustentabilidade.

Editais - Etapas

Seleção, premiação e acompanhamento de projetos-pilotos de tecnologias 4.0.

1. Inscrição dos projetos
Etapa I – Inscrição de projetos: cadastramento das propostas de projetos pelos Proponentes ou Grupo Proponentes ao Edital em questão.
2. Seleção e premiação dos projetos

Etapa II – Seleção de projetos: seleção das propostas de projetos a serem premiadas, de acordo com os critérios do edital e por meio de uma banca de avaliação constituída por especialistas em tecnologias 4.0 no agronegócio.

3. Adoção e Difusão

Etapa III – Execução dos projetos de adoção e difusão de tecnologias: acompanhamento da execução da adoção das tecnologias descritas na proposta de projeto, bem como acompanhamento das ações de difusão pelas Proponentes.

4. Avaliação dos projetos

Etapa IV – Avaliação dos projetos: avaliação dos resultados dos projetos formulados no âmbito do Edital, que serão compilados e analisados pela ABDI com o intuito de servirem como referência para a construção de uma estratégia geral de apoio a projetos de tecnologias 4.0 no agronegócio, de forma que o conhecimento gerado transborde em diferentes direções.

5. Monitoramentos dos resultados

Etapa V – Monitoramento dos resultados: acompanhamento dos resultados dos projetos formulados no âmbito do Edital num prazo de 12 (doze) meses, a partir da finalização da etapa IV, que serão compilados e analisados pela ABDI com o intuito de servirem como referência para a construção de uma estratégia geral de apoio a projetos de tecnologias 4.0 no agronegócio.

Fale conosco

Mande-nos um e-mail através do: [email protected]

Nossos números

+ de

1000

participantes nas ações do Programa

milhões em recursos

+ de

5

regiões do país

Cases e atuação

A ABDI realizou uma série de programas com os produtores e fornecedores dos projetos do Edital 003/2020, para entender um pouco mais a aplicação da tecnologia 4.0 e de que forma ela está impactando seus negócios. Quer saber um pouco mais?

Dados da Vitinicultura no Brasil

A ABDI reuniu diversos dados sobre a cadeia produtiva da uva e do vinho no Brasil, assim como fornecedores, startups, inovação, maquinário e mais. As informações ajudam a revelar suas potencialidades, crescimento no último período e regiões mais adensadas. As informações foram reunidas na plataforma DATA ABDI, que você pode acessar no botão abaixo:

Vitivinicultura no brasil - capa_Prancheta 1 cópia

Neo Agro 4.0

Neo Agro 4.0

A plataforma digital Neo Agro 4.0 concentra dados e informações do ecossistema de inovação do agronegócio na região Nordeste do país. Com objetivo de fomentar a transformação digital do setor a partir do uso de novas tecnologias, a plataforma disponibiliza um espaço para o compartilhamento de dados entre os atores desse ecossistema, de forma a estimular a conexão e a adoção de tecnologias no processo produtivo, com foco em produtividade e sustentabilidade.

AgroDataSpace

Dataspace é um ecossistema digital que permite que diferentes organizações compartilhem dados entre si de forma segura e soberana, com o objetivo de gerar valor e impulsionar a inovação. Esses espaços de dados são construídos com base em princípios de confiança, transparência e controle, garantindo que os dados sejam utilizados de forma confiável. A ABDI realizou um estudo, com parceiros, para mapear iniciativas e oportunidades de um AgroDataSpace, considerando o contexto de aplicação na cadeia produtiva do agronegócio, incluindo agricultores, empresas de insumos, distribuidores, cooperativas entre outros. 

Agro data space

Arquivos

Guia de Boas Práticas do Programa Agro 4.0
Mapeamento do Ecossistema de Inovação