Alckmin toma posse como presidente do Conselho Deliberativo da ABDI

Alckmin toma posse como presidente do Conselho Deliberativo da ABDI

Durante 53ª reunião do colegiado, os demais conselheiros também foram empossados

Aumentar a produtividade brasileira é uma das metas do novo presidente do Conselho Deliberativo da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin. A afirmação foi feita durante a 53ª reunião ordinária do colegiado, nesta quarta-feira (15), na sede da Agência.

De acordo com ele, a queda de 4,5% na produtividade do trabalho na indústria em 2022 e o cenário negativo esperado para este ano, medidos pela FGV Ibre, precisam ser revertidos.  “Temos que nos debruçar para ver o que podemos fazer para avançar. O desenvolvimento do setor produtivo, e da indústria em especial, não depende apenas de inovação, mas também de fatores importantes como a reforma tributária, custo de capital, questões logísticas, acordos internacionais, entre outros”, afirmou.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, também tomou posse como conselheira. De acordo com ela, os desafios do Ministério perpassam desafios nacionais, como a questão da reindustrialização do país, inserida em cadeias mais dinâmicas da economia mundial. “Nessa agenda, a ABDI tem um papel decisivo e a ciência e tecnologia vão acompanhar de perto esses desafios”. Ao encerrar sua fala, a ministra destacou que o foco na transformação digital é outro ponto de convergência de trabalho entre sua Pasta e a Agência.

Para o presidente da ABDI, Igor Calvet, com a eleição dos novos conselheiros, a Agência passa agora por uma nova pactuação do seu contrato de gestão e do seu planejamento estratégico. “Também demos passos fundamentais hoje para 2023, com a aprovação do relatório de gestão da Agência, das demonstrações contábeis e do Plano Anual de Atividades da Auditoria Interna (Paint)”.

Posse da nova diretora de gestão  
A ex-deputada federal, Perpétua Almeida, foi empossada no cargo pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin. Na oportunidade, ela ressaltou a importância do investimento na bioeconomia. Leia mais.

Sobre o Conselho
O Conselho Deliberativo da ABDI é o órgão colegiado de direção superior, composto por 15 conselheiros titulares e seus suplentes, representantes de órgãos do Poder Executivo e de entidades privadas. Os conselheiros são conduzidos para um mandato de dois anos, permitida uma recondução.

Confira os conselheiros empossados:
MCTI: Luciana Santos (titular)
MDIC (Sempe): Milton Coelho da Silva Neto (titular) – Alfredo Gonçalves Nascimento (suplente)
MF: Cristina Fróes de Borja Reis (titular)
MPO: Maria Raquel Mesquita Melo (titular)
MIDR: Valder Ribeiro de Moura (titular)
BNDES: José Luís Pinho Leite Gordon (titular)
CNC:  Guilherme Macedo Reis Mercês (suplente)
SEBRAE: Carlos Melles (titular)
APEX-Brasil: Antonio Floriano Pereira Pesaro (titular) – Antônio Igor Queiroz Brandão (suplente)

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas