As parcerias para enfrentar o coronavírus não param

As parcerias para enfrentar o coronavírus não param

De populações carentes às maiores empresas do país, a ABDI conversa e firma parceria com todos para realizar ações eficazes

Cerca de 70 milhões de moradores de comunidades de baixa renda podem ser beneficiados pela tecnologia desenvolvida por startups. Esse é o objetivo da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) com o edital que investirá até R$ 5 milhões em projetos inovadores que reduzam os efeitos causados pelo coronavírus. A chamada sai ainda nesta semana. E traz um parceiro inédito: a Central Única de Favelas (CUFA), que, junto à ABDI, vai selecionar e conduzir os projetos.

Esta é uma das várias ações da ABDI diante da crise causada pela COVID-19. Em outra frente, a Agência desenvolve a ferramenta de Business Inteligence (B.I) que vai mapear ventiladores no país que precisam de manutenção. O serviço ajudará o Sistema Único de Saúde (SUS) a fazer a gestão mais eficiente dos equipamentos.

A ação faz parte de uma grande articulação do governo para prover o país de novos ventiladores mecânicos e colocar em uso os já existentes. A intenção é quintuplicar a fabricação de ventiladores pulmonares nas próximas semanas. Para isso, o governo está em negociação com algumas das maiores empresas em atividade no país. Positivo, Suzano, Klabin, GM, Fiat, Bosch, Mercedes-Benz, WEG, Flex e Embraer são algumas das empresas que estão mobilizadas na iniciativa dentre outras várias (ver quadro).

Segundo o Ministério da Saúde, a expectativa é de que haverá uma demanda de 14.400 ventiladores a mais até junho para que os hospitais consigam atender vítimas graves do novo coronavírus.

Mais ventiladores requerem mais profissionais de saúde habilitados para usá-los. A ABDI está desenvolvendo, em conjunto com as fabricantes dos equipamentos, uma solução de Educação a Distância que permita capacitar médicos, enfermeiros e fisioterapeutas para operar os ventiladores mecânicos. A solução de capacitação EaD atende a esse momento em que não há tempo hábil para que o treinamento dos profissionais ocorra presencialmente.

Em outra ação, a ABDI em parceria com o SENAI e a Embrapii, lançou a segunda seleção do Edital de Inovação para a Indústria, com R$ 20 milhões para projetos de combate ao coronavírus.

As soluções, as parcerias e os resultados obtidos em menos de duas semanas mostram a capacidade e a prontidão das equipes da Agência para atuação no cenário de crise, mesmo diante dos obstáculos impostos pelo necessário isolamento social. Vale destacar ainda o empenho dos profissionais da área meio. A equipe da TI, por exemplo, tem sustentado com talento e competência os ambientes virtuais exigidos para as conversas. E ainda opera na linha de frente para a concretização de programas, como o de B.I ou do EaD. E as gestões de Pessoas e de Planejamento são fundamentais para a motivação, a retenção e a capacitação dos nossos colaboradores.

A ABDI, fiel à parceria e à interlocução com o setor produtivo, também considera essencial divulgar as ações das pequenas, médias e grandes empresas, além das startups, de combate ao coronavírus. Abaixo, um breve resumo do que a indústria no Brasil tem feito diante da crise do COVID-19.