BIM Fórum Brasil lança nova pesquisa de digitalização da indústria da construção

BIM Fórum Brasil lança nova pesquisa de digitalização da indústria da construção

Estudo avaliará avanços das tecnologias e práticas digitais entre profissionais de engenharia e arquitetura

O analista de Produtividade e Inovação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) Leonardo Santana integrou nesta quinta-feira, 26/09, no Conselho de Arquitetura, Urbanismo e Ambiente do Brasil (CAU/BR), em Brasília, a mesa de lançamento da 2ª edição da Pesquisa sobre Digitalização no Âmbito da Indústria da Construção. O estudo, cuja sondagem se estenderá até 10 de outubro, vai avaliar os avanços das tecnologias e práticas digitais entre os profissionais das engenharias e de arquitetura e urbanismo.

Conduzido pelo BIM Fórum Brasil, com patrocínio da ABDI e da GS1, e produzido em parceria com o CAU/BR e o Sistema Confea/CREA e Mútua, o levantamento abordará cerca de 10 mil profissionais de todo o Brasil. Os dados coletados alimentarão análises sobre o progresso da digitalização dos dois segmentos –destaque ao uso do BIM (Modelagem de Informação na Construção) – e fornecerão perspectivas para os próximos anos.

“A pesquisa, para a gente, tem uma importância muito grande não só pela questão do BIM, mas porque a ABDI trabalha transformação digital de forma transversal e a gente entende essa transformação como uma necessidade para o aumento de competitividade e até para a própria sobrevivência de vários setores”, explicou Leonardo Santana, no lançamento.   

“Tem muita importância, também, para a gente levar as informações baseadas em dados para ações das políticas públicas do Governo Federal”, disse, antes de lembrar o apoio igualmente prestado pela ABDI à primeira edição do estudo, realizado em 2022, e de reforçar a importância do novo levantamento para a construção de uma série histórica que auxilie iniciativas focadas na modernização do setor de construção.

Paradigma digital

Segundo o presidente do BIM Fórum Brasil, Rodrigo Koerich, a iniciativa dimensionará a capacidade dos profissionais de enfrentar os desafios impostos pela consolidação do paradigma digital. “Além disso, será possível identificar progressos e, também, apontar as lacunas que precisam ser superadas para transformar processos e modelos de negócio”.

O lançamento da 2ª Pesquisa sobre Digitalização no Âmbito da Indústria da Construção integrou a pauta da 49ª Reunião Plenária Ampliada do CAU/BR. O estudo acontece em um momento estratégico em que profissionais da construção civil estão cada vez mais focados na adoção de tecnologias digitais que podem melhorar a eficiência, reduzir custos e impulsionar a inovação.