BIM Fórum Conference 2024 debate modelagem na Administração Pública

Analista Leonardo Santana representou a ABDI no encontro realizado esta semana, em São Paulo (SP)

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) integrou a lista de apoiadores e participantes do BIM Fórum Conference – Brasil 2024, realizado nessas segunda e terça-feira, 27 e 28/05, em São Paulo (SP). O analista de Produtividade e Inovação da Unidade de Transformação Digital da Agência, Leonardo Dias de Santana, representou a ABDI na abertura e em discussões do encontro, que nesta edição tratou do tema “O BIM avança. A transformação continua”.

Entre outras atividades, Leonardo participou de painéis temáticos e de uma reunião estratégica do governo com organismos internacionais dedicados ao BIM (Modelagem da Informação da Construção). Segundo ele, os marcos legais do país foram lembrados nas discussões. “O evento abordou muito a temática BIM na Administração Pública, os diferentes olhares do governo, em especial considerando os novos marcos legais já estabelecidos no país, com a retomada da Estratégia BIM BR e a nova lei de licitações”, explica Leonardo.

O analista de Produtividade e Inovação também integrou debates sobre o planejamento estratégico dos associados do BIM Fórum Brasil, entidade organizadora da conferência e parceira da ABDI que promoveu, no encontro, uma homenagem à Agência como sua primeira patrocinadora.          

Os novos impactos da ferramenta no contexto de impulsionamento da Estratégia BIM BR e sua adoção em escala, prevista na estratégia, foram igualmente discutidos por especialistas na modelagem e profissionais de toda a cadeia produtiva da construção.

“Neste ano, a conferência trouxe painelistas de renome internacional que falaram das tendências mais atuais da modelagem no mundo”, destacou Leonardo. “Para a ABDI, o evento teve uma grande importância como fórum por reunir academia, governo e setor produtivo ligados ao setor da construção para discutir sobre a temática BIM”, completou.

O encontro na capital paulista apresentou, ainda, produtos e softwares capazes de facilitar a experiência de empresas e profissionais com os diversos processos da ferramenta.    

Leonardo Santana (quarto, da esquerda para direita) e painelistas do BIM Fórum Conference – Brasil 2024


Building Information Modelling           

Com denominação originada no inglês (Building Information Modelling), o BIM é um processo criado para gerenciar informações em um projeto de construção em todo seu ciclo de vida que se destaca pela descrição digital de cada aspecto do ativo construído.

A ABDI entende a ferramenta como um fator disruptor, não apenas no desenvolvimento de projetos ou execução de obras, mas, especialmente, na maneira inteligente de gerir os espaços.

A modelagem baseia-se em informações reunidas de forma colaborativa e atualizadas nas principais etapas de um projeto. A criação de um modelo digital de informações de construção permite que aqueles que interagem com a construção otimizem suas ações, resultando em um maior valor para o ativo.

A efetiva implantação da metodologia BIM em uma organização fundamenta-se em três dimensões integradas, entre si, por procedimentos: tecnologia, pessoas e processos.

A ferramenta segue em constante desenvolvimento enquanto um número crescente de países a adota, de forma obrigatória, na indústria da construção.

Plataforma

A Estratégia BIM BR (Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling no Brasil) integra uma política unificada de disseminação da ferramenta promovida pelo Governo Federal.

Em linha com essa estratégia, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e a ABDI lançaram a Plataforma BIM BR. Além de possuir conteúdo dinâmico sobre a modelagem, o portal hospeda a Biblioteca Nacional BIM (BNBIM), que consiste em um repositório de bibliotecas virtuais da ferramenta no Brasil.

A biblioteca conta com mais de 398 mil downloads de objetos da modelagem realizados, cerca de 2.600 objetos disponíveis e aproximadamente 27,5 mil usuários cadastrados. Para acessá-la, clique aqui.

Multimídia

MetaIndústria