Na quinta-feira (26/01), aconteceu o lançamento oficial das atividades do Hub da Indústria do Distrito Federal/DF, no SebraeLab – Parque Tecnológico de Brasília (BIOTIC). O projeto piloto foi um dos selecionados do 2º Edital do concurso Digital.BR, organizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
O Hub Indústria do Distrito Federal/DF foi idealizado para resolver o problema da baixa maturidade digital das micro e pequenas indústrias (MPEs) do DF e prevê a estruturação de um ambiente físico e digital para estimular e criar interações e conexões entre os atores do ecossistema de inovação (indústrias, entidades governamentais e academia). O Hub promoverá workshops, palestras e seminários sobre transformação digital; além de mentorias, rodadas de negócios para as empresas participantes.
As ações do Hub iniciaram em outubro de 2022, logo após o recebimento do prêmio da ABDI, previsto no edital do concurso. Até o momento, já obteve a adesão de 41 empresas. De acordo com o cronograma do edital, a fase piloto de implementação será encerrada em junho deste ano, quando serão avaliados os resultados.
Na quinta-feira, aconteceu o 1º Encontro do Hub da Indústria do DF, que marcou o início das capacitações, cujo objetivo é promover a tecnologia na cadeia produtiva e elevar a maturidade digital do setor industrial brasiliense. O tema escolhido foi “automação em gestão empresarial”. Houve apresentação de case de sucesso e exposição de startups locais que oferecem soluções na área. Os presentes visitaram o espaço do Hub da Indústria do DF no BIOTIC.
O projeto é executado pela Federação das Indústrias do DF (FIBRA), em parceria com o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT), o BIOTIC, Sebrae/DF e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC).
“O Digital.BR é um programa que apoia a digitalização das micro e pequenas brasileiras. Com o primeiro edital, focado na região Nordeste, empresas participantes chegaram a conquistar 32% de produtividade e 20% de aumento médio de maturidade digital. Nesse sentido, lançamos o segundo edital para abranger outras regiões do Brasil. E os impactos positivos na realidade desses empresários têm mostrado a efetividade do programa e exposto o potencial das MPEs”, ressalta Adryelle Pedrosa, gerente de Transformação Digital da ABDI.
Digital. BR 2 – O segundo edital do Digital.BR foi lançado em outubro de 2021, e selecionou dez projetos para a etapa piloto. São eles: Mais Performance Moda (RN), Inova Digital (MS), Rota Digital da Moda Goiana (GO), Rede Pernambucana de Inovação Tecnológica (PE), Mais Rondônia (RO), Rede Alagoana de Transformação Digital (AL), Hub da Indústria (DF), Bahia In Rede (BA), Rede MT (MT) e Digitalize-SE. No piloto, que terá duração de nove meses, 615 empresas serão atendidas. Na etapa de escala, com duração de 18 meses, os seis projetos que obtiverem a melhor pontuação deverão beneficiar 1.500 empresas.
A ABDI apoia técnica e financeiramente a execução dos projetos, tendo aportado R$ 350.000,00 a título de prêmio para o desenvolvimento do piloto. Encerrada essa fase, serão selecionados até seis (6) projetos com os melhores resultados para a fase de escala. Ou seja, as ações testadas na fase de piloto serão expandidas para outras empresas e receberão nova premiação de até R$ 1.000.000,00 (premiação para o 1º colocado).