BNDES e bancos asiáticos assinam acordos de mais R$ 9,1 bi para investimentos sustentáveis

Acordos têm como finalidade financiar infraestrutura e indústria no Brasil

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) participou nesta sexta-feira (7), em Pequim, da visita da comitiva do Governo Federal na China, liderada pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, ao Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB).

Na ocasião, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) celebrou contratos e cartas de intenção com o China Development Bank (CDB) e com o AIIB no valor total aproximado de R$ 9,1 bilhões, para o financiamento de projetos sustentáveis.

No encontro, Alckmin e o presidente do AIIB, Jin Liqun, se comprometeram a aprimorar colaborações e parcerias, particularmente para acelerar e ampliar ações contra as mudanças climáticas.

“Gostaria de enfatizar o quão importante é ter acesso a financiamento como aqueles facilitados pelo AIIB para o enfrentamento das mudanças climáticas”, disse Alckmin. “Antes, a infraestrutura de energia eólica e solar era cara. Hoje, ambas são as fontes de energia mais baratas no Brasil. Precisamos aumentar o financiamento para tornar soluções atualmente caras mais viáveis e competitivas, ajudando assim o planeta”, ressaltou o vice-presidente.

Cappelli participa da reunião da comitiva brasileira na China com o AIIB

Investimentos

O presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, que integra a missão do Governo Federal na China para a, Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e de Cooperação (COSBAN), exaltou a importância dos recursos para que o país avance em setores estratégicos, de forma sustentável e inovadora.

Para ele, a oportunidade é única: “Ter um gigante como o Banco Asiático como parceiro é fundamental para avançar em projetos de infraestrutura do Brasil, como o PAC, e na indústria, com novas oportunidades de crescimento”, argumentou.

A delegação brasileira é formada pelos ministros Rui Costa (Casa Civil), Wellington Dias (Desenvolvimento Social), Márcio França (Empreendedorismo), Carlos Fávaro (Agricultura) o diretor do BNDES, Nelson Barbosa, e parlamentares.

Infraestrutura e auxílio ao Rio Grande do Sul

Durante a agenda, Jin e Alckmin também testemunharam a assinatura de um memorando de entendimento indicando a intenção do AIIB de apoiar os esforços de recuperação do Brasil após as inundações que afetaram o estado do Rio Grande do Sul.

Energia limpa

Cappelli também visitou a sede da Great Wall Motors (GWM), na cidade de Baoding (sul de Pequim). Ricardo Cappelli conheceu a sede da empresa para Pesquisa e Desenvolvimento de Inovação, além das fábricas de algumas marcas do grupo empresarial, como a Svalt (produção de bateria elétrica) e FTXT (energia a hidrogênio).

*Com informações do MDIC e BNDES.

Multimídia

MetaIndústria