Brasil Mais Produtivo é apresentado a empresários do DF em mais um roadshow do programa

Brasil Mais Produtivo é apresentado a empresários do DF em mais um roadshow do programa

Quarto giro pelo país e primeiro no Centro-Oeste, iniciativa visa sensibilizar e engajar as empresas para o programa de transformação digital e ganho de produtividade

Depois de passar por Fortaleza, Belo Horizonte e Belém, o roadshow do programa Brasil Mais Produtivo foi realizado nesta sexta-feira (12) em Brasília. O evento de apresentação da iniciativa a empresários do Distrito Federal ocorreu na sede local do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com a participação do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e do presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli.

Cappelli destacou a contribuição do programa para os empreendedores brasileiros. “A partir dos pilares que estão fundamentados nesse programa – eficiência energética, aumento da produtividade, digitalização -, e com o trabalho que o Sebrae e Senai fazem, daremos um importante apoio aos empreendedores para que eles tenham condições de se desenvolver e de ser mais competitivos no mercado”, ressaltou.

A nova fase do Brasil Mais Produtivo tem o objetivo de ampliar a competitividade e fazer com que as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) brasileiras sejam mais produtivas. Para isso, Geraldo Alckmin convidou os empresários locais a participarem da iniciativa, enfrentando dois dos principais desafios das MPMEs, de acordo com o vice-presidente: o baixo investimento e a baixa produtividade.

“O programa Brasil Mais Produtivo vai fazer diferença. Primeiro, porque trabalha com micro, pequenas e médias empresas, que correspondem a 95% das empresas brasileiras, e são as que mais precisam”, afirmou Alckmin. “Ele vai fazer diferença com a transformação digital, redução de custos, aumento de produtividade, eficiência energética, a conquistar mercado e boas parcerias”, concluiu.

Plataforma de Produtividade

A porta de entrada no programa Brasil Mais Produtivo é a Plataforma de Produtividade, onde o empresário tem acesso a um ciclo completo de conhecimento, com acesso gratuito a cursos, materiais e ferramentas sobre gestão e produtividade, entre outros temas.

A partir daí, ao indicar na plataforma as necessidades da empresa, os participantes poderão entrar em uma jornada rumo à transformação digital, seguindo uma trilha de aperfeiçoamento definida a partir das necessidades diagnosticadas no início do processo, com atendimento integrado do Sebrae e Senai.

“Essas modalidades têm o objetivo de fazer com que as nossas empresas sejam mais competitivas, que aumentem a produtividade e o número de empregos”, explicou o superintendente de Inovação e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Roberto de Medeiros Junior.

Aline Barbosa, cofundadora da Mistercryl Tintas, indústria de microtintas e revestimentos, participa do Brasil Mais Produtivo e compartilhou as experiências em dois atendimentos dentro do programa, com foco em produtividade e em prevenção.

“No primeiro, identificamos a necessidade de otimização dos processos, a melhoria na parte de manutenção das máquinas e o desperdício. Com isso, tivemos resultado de mais de 42% de aumento de produtividade. Na outra, capacitamos nossos colaboradores para manutenção das máquinas, tanto corretiva quanto preventiva, para diminuir as paradas que eram muito frequentes. Tivemos 93% de redução de movimentação”, contou a empresária.

Roadshows

O Governo Federal realiza a iniciativa em todas as regiões do país com o objetivo de promover o engajamento de micro, pequenas e médias empresas industriais na Jornada de Transformação Digital. Os roadshows são uma oportunidade para os empresários conhecerem e se inscreverem no programa, que oferta soluções, capacitações e consultorias.

A iniciativa está alinhada às diretrizes da nova política industrial, lançada em janeiro, que tem como uma das missões a transformação digital da indústria nacional para ampliar a produtividade.

Ainda neste mês, o roadshow do Brasil Mais Produtivo deverá passar pelo Acre e pelo Paraná.

Brasil Mais Produtivo

O Brasil Mais Produtivo é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em parceria com o Senai, o Sebrae, a ABDI, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). O programa destina R$ 2,037 bilhões para o engajamento digital de 200 mil indústrias, com atendimento presencial a 93 mil empresas até 2027.

ABDI e o Brasil Mais Produtivo

A ABDI integra a iniciativa desde sua instituição em 2016. Concluída em 2018, a primeira fase beneficiou 3 mil empresas em todo o Brasil. Este ano, o aporte da Agência, de R$ 10 milhões, será direcionado aos atendimentos de manufatura enxuta, eficiência energética e de apoio à transformação digital, bem como às ações de coordenação da comunicação do programa.