Brasil tem grande oportunidade na matriz energética, diz presidente da ABDI

Ricardo Cappelli abordou o tema durante painel no Energy Summit, no Rio de Janeiro (RJ)

O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, afirmou, hoje (18), que o Brasil tem uma grande oportunidade para liderar e atrair investimentos no setor de energias renováveis. A fala ocorreu durante sua participação no painel “Políticas Públicas para uma Transição Energética Justa”, realizado durante o Energy Summit 2024, no Rio de Janeiro.

Segundo Cappelli, o desafio do país é casar a política ambiental com a energética e a industrial. “Não faz sentido, nesse momento de emergência climática, a gente perder a oportunidade de reindustrializar o Brasil, aproveitando esse potencial. Não faz sentido que o Brasil passe a ser, de novo, exportador de commodities, com exportação de energia”, sinalizou. “Nosso desafio é atrair, para cá, investimentos em plantas industriais e empresas interessadas em limpar suas matrizes, e produzir aqui a manufatura verde, o aço verde. Esse é o desafio do país”, afirmou.

Cappelli também destacou o papel do governo para a promoção da neoindustrialização no país. “O Governo vem fazendo sua parte para estimular a transição energética com a questão da regulação do mercado de carbono, com combustíveis do futuro e uma série de matérias que o Governo e o Congresso estão trabalhando”, lembrou. Ele ainda citou os programas Mover e Nova Indústria Brasil (NIB) – que prevê a liberação de R$ 300 bilhões para o financiamento da política industrial até 2026 – como sinais que o Planalto dá ao mercado e que tem recebido retorno, como os R$ 100 bilhões em investimentos anunciados pelo setor automotivo no país até 2028.

O Energy Summit conta com o apoio da ABDI e é o principal evento global de inovação e empreendedorismo em energia e sustentabilidade. Ele conecta empresas, governos, universidades, empreendedores e investidores interessados em discutir e liderar os próximos passos em transição energética e sustentabilidade em todo o mundo.

Multimídia

MetaIndústria