O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva recebeu a proposta do primeiro Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) durante a abertura da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCTI), que ocorreu no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília (DF), na manhã desta terça-feira (30/7). A cerimônia celebrou a retomada da Conferência, após intervalo de 14 anos, foi marcada pelo lançamento do PBIA, encomendado por Lula ao Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) no início do ano.
O plano tem como objetivo nortear o desenvolvimento e a aplicação ética e sustentável da inteligência artificial no Brasil. O documento prevê investimento de R$ 23 bilhões em IA e aborda diretrizes para pesquisa e desenvolvimento até a regulamentação de práticas que garantam a segurança e a privacidade dos cidadãos. Entre as metas, estão ampliar a capacidade de infraestrutura tecnológica do país, usar a inteligência artificial de modo inclusivo para que ela não exclua as pessoas e trabalhar para que o Brasil tenha um dos 5 maiores computadores do mundo.
Durante a cerimônia, o presidente Lula comemorou a conclusão do Plano em “um dia extremamente significativo para o país”, além de destacar a capacidade do capital humano brasileiro. “A proposta dos cientistas brasileiros é um marco para a história do nosso país”, disse. “O que vocês apresentaram não pode ficar numa gaveta. Nossa inteligência artificial tem de ser inteligente. E temos de fazer dela uma fonte para gerar empregos para nosso país e formar milhões de jovens preparados para esse debate”, afirmou.
Sobre a importância da realização de eventos como a Conferência, o presidente ressaltou o objetivo de gerar emprego. “O Brasil precisa aprender a voar. Nós somos grandes, temos inteligência, só precisamos de ousadia para as coisas acontecerem. Eu serei incansável para executar as coisas que estamos fazendo aqui”, completou.
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, comemorou a volta da Conferência. “Esse evento é o coroamento do diálogo e da participação da sociedade. A 5ª Conferência tem retomado esse ânimo de retomar reuniões com mais de 100 mil pessoas que participaram desse debate. E a presença da mulher tem sido enorme, sendo maioria dos inscritos nesse evento. Viva as meninas e as mulheres na ciência”, disse. “O Brasil voltou!”, comemorou.
Luciana Santos afirmou ainda ter como meta a inserção do Brasil nas cadeias mais dinâmicas da economia global, gerando emprego diferenciado para os brasileiros. “Precisamos superar onde tem atraso das nossas potencialidades tecnológicas. E ter uma indústria pujante e intensiva em tecnologia e inovação. Vamos trabalhar para um plano de investimento público que se equipara com investimentos feitos pela União Europeia.”
Representada pelo presidente Ricardo Cappelli, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) também participou da cerimônia de abertura da Conferência.
Sobre o evento, Cappelli comentou que o presidente Lula fez uma fala histórica na abertura da Conferência e concordou com ele sobre o potencial do país. “O Brasil é o país que nasceu para voar. Ele [o presidente] falou sobre uma coisa muito importante que é a necessidade de a gente integrar as bases de dados do governo, da gente aplicar a inovação, a ciência e a tecnologia na indústria e no setor produtivo a produção, para produzir riqueza para o Brasil”, mencionou. “Então, hoje é um dia de história, um marco”, finalizou. O presidente da ABDI participará amanhã (31), às 16h15, do painel “Nova Indústria e seus rebatimentos regionais” .
A cerimônia de abertura também contou com a presença da diretora da ABDI Perpétua Almeida, que também será uma das debatedoras no Eixo III – Defesa e Segurança: ameaças e oportunidades, cerceamento tecnológico, tecnologias críticas e alianças estratégicas para ´pesquisa e inovação, na quarta-feira, a partir das 14h. “O ponto alto deste momento aqui, dessa abertura, foi exatamente a entrega pelos cientistas do nosso Plano Nacional de IA, de Inteligência Artificial, que, como disse o presidente Lula, ela precisa servir para gerar mais empregos no Brasil. Ajudar o Brasil a crescer. E nessa pegada, a ABDI está junto”, afirmou.
Fotos: Thais Holanda/ABDI