C4IR Brasil elege nova composição do comitê executivo

C4IR Brasil elege nova composição do comitê executivo

Igor Calvet, da ABDI, e Francisco Soares, da Qualcomm, foram os escolhidos presidente e vice-presidente do comitê para o biênio 2022-2024

Igor Calvet, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), e Francisco Soares, vice-presidente da Qualcomm, foram eleitos presidente e vice-presidente, respectivamente, do Comitê Executivo do Centro Afiliado para a Quarta Revolução Industrial no Brasil (C4IR) para a gestão do biênio 2022-2024, em deliberação ocorrida no dia 18 de agosto.  Os nomeados irão suceder Zeina Latif, secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, e Fernando Silveira Filho, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Tecnologia para Saúde (Abimed).

"Fico satisfeito de contribuir de forma mais próxima para o crescimento do C4IR Brasil. O core de atuação da ABDI é impulsionar a transformação digital das empresas brasileiras por meio do apoio ao desenvolvimento de projetos pilotos de tecnologia 4.0, do fomento de políticas públicas para o setor, do incentivo à formação de redes de troca de conhecimentos. Isso significa que já existe muita sinergia com o trabalho que o Centro já vem desenvolvendo, e, a partir de agora, vamos estreitar ainda mais o intercâmbio dessas experiências em inovação", declarou Calvet.

Na reunião também foi definido o plano de atuação estratégica do C4IR para os próximos anos. Em ordem de prioridade, Rastreabilidade digital da cadeia de alimentos; Compartilhamento de dados para inovação e novas oportunidades de negócio; Indústria 4.0.; Cibersegurança para startups, pequenas e médias empresas; são os quatro temas centrais que nortearão um novo ciclo de ações do Centro. Os programas irão beneficiar integrantes da indústria, agricultores, startups, pequenas e médias empresas, agentes dos setores público e privado.

Os assuntos foram definidos a partir de um mapeamento detalhado acerca das demandas dos empresários brasileiros, dos apontamentos de especialistas em inovação tecnológica, da realidade de competitividade do mercado interno e dos critérios estabelecidos pelo Fórum Econômico Mundial (FEM). "Conversamos com diferentes agentes dos setores público e privado e buscamos entender as reais necessidades das pequenas, médias e grandes empresas. Contamos com uma equipe técnica especializada para a elaboração das entrevistas, das metodologias aplicadas, e traçamos metas por projetos de curto e longo prazos, a partir dos resultados encontrados", explica Marcos Vinícius de Souza, diretor executivo do comitê e presidente do C4IR Brasil.

Sobre o C4IR
O Fórum Econômico Mundial inaugurou o Centro para a 4ª Revolução Industrial em São Francisco (C4IR) em 2017 para fomentar o avanço da aplicação de tecnologia na produção das empresas e indústrias a nível global. Tem o objetivo de ser um espaço multissetorial de cooperação entre atores governamentais, empresas, sociedade civil e pesquisadores, com vistas a contribuir para a formulação de políticas públicas e parcerias para o desenvolvimento e aplicação de tecnologias inovadoras de maneira ética e inclusiva.

Desde então foi criada a Rede Global C4IR com a instalação de Centros C4IR gerenciados diretamente pelo Fórum na China, Índia e Japão e de outros Centros Afiliados em parcerias com governos de diferentes países pelo mundo.

C4IR Brasil – O Centro Afiliado para a Quarta Revolução Industrial no Brasil (C4IR Brasil) entrou em operação em 2020, a partir da parceria público-privada entre o Fórum Econômico Mundial, Governo Federal do Brasil, Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada. Desde então, as instituições atuam no desenvolvimento de políticas públicas em três áreas tecnológicas de grande impacto: Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina; Internet das Coisas e Transformação Urbana; e Política de Dados.

A sede do Centro fica no campus do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), na cidade de São Paulo. O comitê gestor é composto pelo IPT, pela ABDI, e por agentes do setor privado. O C4IR Brasil integra a rede de governança global de tecnologia junto com China, Japão, Índia, Colômbia, Israel e Emirados Árabes.

 

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas