O Rio Grande do Sul é o segundo estado a receber a Caravana Democratizando BIM: Agentes Públicos, iniciativa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) que percorre o país com o objetivo de capacitar gestores públicos a aplicarem a metodologia Building Information Modeling (BIM) nos processos de contratação e execução de obras públicas. O evento, que teve início em 11 de junho e segue até sexta-feira, em Porto Alegre, marca mais um passo importante da Nova Estratégia Nacional de Disseminação do BIM, lançada pelo Governo Federal em 2024.
Durante três dias, cerca de 50 agentes públicos estaduais e municipais participam de uma imersão teórica e prática para entender como gerenciar a metodologia Building Information Modeling (BIM) nos processos de licitação de obras e serviços de arquitetura e engenharia. O curso é voltado a agentes públicos que atuam em processos de contratação, fiscalização e gestão de obras públicas no intuito de auxiliá-los na aplicação da nova Lei de Licitações (14.133/2021) – que prevê o uso preferencial do BIM na contratação desses serviços.

“A Agência está muito feliz em contribuir com a disseminação do BIM em mais um estado. Estamos vivendo dias intensos de aprendizado, trocas de experiências e construção conjunta. A caravana é uma das frentes de ação da Nova Estratégia Nacional BIM-BR, e é gratificante ver o engajamento dos órgãos públicos do Rio Grande do Sul”, afirmou Leonardo Santana, gerente substituto da Unidade de Transformação Digital da ABDI.
Durante a abertura do curso, Leonardo destacou que a caravana é parte de um esforço para levar o BIM aos estados e municípios. “O curso foi desenvolvido justamente para democratizar o conhecimento sobre o BIM, especialmente os conceitos básicos. Mas, por demanda dos próprios órgãos públicos, ampliamos o foco para apoiar os agentes públicos na gestão de processos licitatórios com BIM, que é um tema cada vez mais necessário com a nova legislação”, explicou.
Leonardo também destacou que a ABDI desenvolve a iniciativa em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), no âmbito da estratégia nacional, e que a proposta do curso presencial é complementar à versão on-line já disponível. “O diferencial da nossa caravana é criar um ambiente presencial onde conseguimos reunir agentes públicos de diferentes pastas. Essa troca tem sido muito rica. Ver entidades distintas dialogando e aprendendo juntas sobre o BIM tem sido um dos pontos altos da ação”, completou.

A edição gaúcha da caravana conta com a parceria do Laboratório de Estudos de Tecnologias BIM (LaBIM-RS), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), que atua como articulador estadual da metodologia. Para Fernando Fert, coordenador do LaBIM-RS, a estratégia do governo estadual vai além da adoção tecnológica. “Entre as missões da nossa estratégia estão difundir o BIM e fazer com que ele aconteça não apenas nos órgãos públicos, mas também na iniciativa privada. Buscamos atuar em parceria com diversos entes e oferecer capacitação para que os profissionais compreendam o que é o BIM enquanto metodologia, especialmente voltado às obras públicas”, destacou.
A capacitação é ministrada por especialista da área e conta com conteúdos que abrangem desde formação de equipes BIM até modelos colaborativos de projeto, impactos na legislação, planejamento orçamentário e estudos de caso no setor público. A expectativa é que os participantes saiam do curso com uma visão mais estratégica da transformação digital na construção civil e aptos a replicar o conhecimento em seus órgãos de origem.

Parceiro da ABDI na condução da Nova BIM BR, o BIM Fórum Brasil também participa da caravana. “Estamos apoiando essas ações tão importantes que a Agência está desenvolvendo dentro do conceito da Estratégia BIM-BR para impulsionar as ações do BIM no Brasil”, afirmou Rodrigo Koerich, presidente do BIM Fórum Brasil.
A caravana seguirá por, pelo menos, mais 3 estados até o final do ano com o objetivo de democratizar o conhecimento sobre a Modelagem da Informação da Construção no setor público e preparar as administrações para um novo paradigma na gestão de obras.
Confira o álbum da Caravana no RS (crédito Uillian Vargas):