Cinco utilidades da Internet das Coisas no dia a dia

Cinco utilidades da Internet das Coisas no dia a dia

A Internet das Coisas (ou IoT) é um termo muito presente no debate atual sobre o futuro da conectividade. A indústria 4.0, por exemplo, aposta nessa tecnologia para aumentar a produtividade e dar inteligência para os processos fabris.

Mas se você acha que a Internet das Coisas só pode ser aplicada ao setor produtivo, está muito enganado. Elencamos cinco utilidades incríveis para a rotina das pessoas. Veja:

1 – Iluminação

Sem essa de levantar da cama para apagar a luz. Via smartphone, já é possível ligar e desligar todas as lâmpadas de uma residência, alterar as cores e ainda programar o seu funcionamento. Qual será o futuro dos interruptores?

 

 

2 – Escova de dentes

Um sensor na sua escova de dentes é capaz de monitorar todos os seus hábitos de escovação, como periodicidade, qualidade e ainda envia os dados analisados para o seu dentista. Acabaram as desculpinhas na hora de fazer uma limpeza bucal adequada.

 

3 – Fechadura

Outro objeto que pode ser aposentado em breve são as chaves residenciais. Via smartphone, com a tecnologia embarcada de IoT, é possível trancar e destrancar portas. Ainda precisaremos acionar o chaveiro ou recorrer à chave reserva debaixo do tapete?

 

4 – Animais de estimação

Já é possível monitorar o seu bichinho de estimação e calcular a quantidade de comida necessária para ele, a periodicidade das refeições e a quantidade de ração em estoque. Não precisa mais sair correndo para o mercado comprar a comida do pet.

 

5 – Sustentabilidade

Imagina só ter que quebrar o chão ou a parede para detectar possíveis vazamentos em canos? Via sensores, já é possível identificar qualquer problema no fluxo de água. Além de ser extremamente econômico, também ajuda a racionar o uso desse valioso recurso natural.

 

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas