Com a presença da ABDI, Rio Grande do Sul inaugura Laboratório de BIM

Com a presença da ABDI, Rio Grande do Sul inaugura Laboratório de BIM

Governador Eduardo Leite ressaltou importância da expertise da Agência na disseminação da solução BIM; Igor Calvet participou da inauguração

Nessa quarta-feira (5), o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet, participou da inauguração do Laboratório de Estudos de Tecnologias BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção), o LaBIM-RS, em Porto Alegre (RS). O espaço foi idealizado para impulsionar a inovação tecnológica, a modernização de processos de contratação de obras públicas do Rio Grande do Sul. A iniciativa está alinhada à Estratégia BIM BR, do Governo Federal, e com a qual a ABDI contribui ativamente desde o início.

“Um processo de transformação como esse, que muda fluxos, processos e o uso de tecnologia, é o esforço de muita gente que precisa de apoio técnico. E a ABDI tem um papel importante, porque acompanha a  implantação dessa nova tecnologia, tanto no âmbito do governo federal quanto de outros estados. Isso nos dá segurança para que possamos dar esses passos tecnicamente, com foco no resultado que a gente pretende entregar para a população”, ressaltou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Desde 2017, a ABDI tem projetos específicos para disseminar o uso de BIM junto ao setor da Arquitetura, Engenharia e Construção. Com isso, organiza e patrocina estudos e pesquisas, viabiliza diversas capacitações técnicas, a fim de contribuir para elevar a qualidade, produtividade e eficiência da construção civil brasileira. Entre os anos de 2021 e 2023, as iniciativas capacitaram mais de 7 mil profissionais.

“É um privilégio para a ABDI participar da inauguração do LaBIM-RS, parte do planejamento estadual da Estratégia BIM BR, do Governo Federal, e com a qual a Agência firmou parceria. Estamos felizes de participar desse momento histórico para o Rio Grande do Sul, que passa a ter obras públicas desenhadas, orçadas, implementadas, tudo sendo feito a partir da solução BIM, uma estratégia transversal de melhoria da eficiência das obras, sobretudo que evita o desperdício de recursos públicos”, destacou o presidente da ABDI, Igor Calvet.

A secretária de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Danielle Calazans, agradeceu a presença da ABDI. “A Agência é um importante parceiro para o LaBIM e esperamos firmar outros acordos de cooperação-técnica para crescermos e nos desenvolvermos nessa parte industrial, que é muito  importante para o Rio Grande do Sul”, enfatizou.

O evento contou ainda  com a presença de outros secretários de Estado; de gestores do projeto; e do analista de Produtividade e Inovação da ABDI, Leonardo Santana, especialista em BIM. 
 

Logo após a cerimônia de inauguração, foi realizada a 1ª Reunião Ordinária do Comitê Gestor da Estratégia BIMGov-RS do ano. Na ocasião, o especialista da ABDI, Leonardo Santana, apresentou um panorama dos projetos realizados pela Agência e mostrou o cenário de BIM no Brasil, a partir das pesquisas e estudos já realizados. “Percebemos um avanço no uso de BIM no Brasil, os dados apontam que é cada vez maior, mas ainda precisamos avançar. E, por isso, é tão importante para o setor ações de fomento como a criação do LABIM-RS”, explicou.

LaBIM-RS
O LaBIM-RS atuará como ponto de apoio para as demais Secretarias, prestando consultoria transversal. Será composto, em caráter permanente, no mínimo, de um Coordenador BIM e de Gerente BIM e, em caráter temporário, de servidores dos demais órgãos da administração pública ou outras entidades conveniadas. O laboratório conta com 20 computadores de última geração, contendo memória RAM de 64GB e placa de vídeo de 8GB. Além disso, o LaBIM possui 13 licenças de softwares adequados à solução BIM para disponibilizar para engenheiros e arquitetos dos órgãos em processo de implantação da metodologia. O LaBIM está instalado no 3º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre (RS).

O que é BIM?
Building Information Modeling (BIM) ou Modelagem da Informação da Construção, em português, é uma solução digital desenvolvida para planejar um empreendimento do setor da construção civil do início ao fim. Ela é formada por um conjunto de elementos que necessariamente incluem: tecnologia (softwares), processos digitais (metodologias) e pessoas. A criação de uma obra em BIM possibilita o acesso a um conjunto de informações inteligentes capaz de simular os detalhes estruturais do empreendimento, da elaboração à execução, antes mesmo do início dos trabalhos. BIM pode ser aplicado, inclusive, em todo o ciclo de vida da edificação, da concepção à demolição e reuso. 
Vantagens – Melhor compreensão da obra e aumento da produtividade a partir de informações como: previsibilidade de prazo para conclusão da obra; orçamento total necessário para investimento; maior controle dos processos por parte da empresa; redução de erros; transparência para obras em licitação.

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas