Com apoio da ABDI, 1º Seminário Nacional de Política Industrial é realizado na Câmara dos Deputados

Com apoio da ABDI, 1º Seminário Nacional de Política Industrial é realizado na Câmara dos Deputados

Evento contou com a participação da presidente interina, Cecília Vergara e do gerente de Novos Negócios, Tiago Faierstein

A Presidente Interina da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Cecilia Vergara, participou da abertura do 1º Seminário Nacional de Política Industrial, na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (17/10). O evento teve o apoio da ABDI e apresentou o tema “Neoindustrialização: Inovação e Descarbonização”, em quatro painéis ao longo do dia.

Em sua fala na abertura do evento, Cecília Vergara destacou a importância dos três pilares do desenvolvimento industrial: tecnologia, inovação e compromisso ambiental. “Não há mais espaço para tratarmos o desenvolvimento econômico e social do país sem tratar a questão ambiental”, destacou a presidente interina, que concluiu sua fala reafirmando a importância dos temas discutidos no evento e da participação das entidades presentes no seminário para a construção de políticas públicas, juntamente com a ABDI. “Importante ratificar que estes temas não são apenas palavras soltas, elas têm conexão e só a partir da discussão destas temáticas conseguiremos fazer o ciclo virtuoso da economia prosperar”, finalizou.

O gerente da Unidade de Novos Negócios da ABDI, Tiago Faierstein, compôs a mesa de palestrantes do 3º painel, com o tema “Fomentando a Inovação no Setor Industrial”. Durante sua participação, Faierstein mostrou ao público a importância da ABDI para o fomento da tecnologia no Brasil. “Está no nosso DNA trabalhar o desenvolvimento da indústria no país”, ressaltou.

Para Faierstein, a fórmula para alcançar a tão buscada redução de custos na indústria é aplicar inovação, tecnologia e transformação digital na cadeia produtiva, reduzindo custos e tendo maior competitividade. “Nesta fórmula, a ABDI entra assumindo riscos para o fomento tecnológico, mostrando para a indústria brasileira que inovar é importante”, explicou.

Durante sua exposição, Tiago seguiu demonstrando o importante papel da Agência no crescimento do país. “Nós ajudamos a capacitar a indústria brasileira, promovemos difusão tecnológica, mostrando o que há de novo pelo mundo, para que nossas indústrias se sintam impulsionadas a aderir à inovação”, afirmou. Para finalizar, ainda lembrou a importância de cultivar uma cultura de valorização da indústria nacional.

Além de Faierstein, a mesa foi composta pelo ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França; o gerente executivo de Inovação e Tecnologia do SENAI Nacional, Roberto de Medeiros; a diretora executiva do Parque Tecnológico de Viçosa (TecnoPARQ-UFV), Adriana Faria; o diretor executivo da Global Federation of Competitiveness Councils, Roberto Alvarez; e a professora universitária de Empreendedorismo e Inovação, Vanessa Guitta.

O seminário foi realizado pela Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados, aconteceu no auditório Nereu Ramos e promoveu discussões sobre o papel da indústria no contexto internacional, além de temas como inovação, sustentabilidade e competitividade. Além da participação da ABDI, o evento contou com representantes de universidades, órgãos governamentais, entidades empresariais e organizações de pesquisa.

Os quatro painéis ao longo do seminário contaram com as temáticas: “Política Industrial e a Atuação dos Bancos de Desenvolvimento no Contexto Internacional”; “Neoindustrialização e o Papel do BNDS”; “Fomentando a Inovação no Setor Industrial” e “Experiências Setoriais: Oportunidades e Desafios”.

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas