Com articulação da ABDI, criação da ZPE de Bacabeira (MA) é aprovada

Com articulação da ABDI, criação da ZPE de Bacabeira (MA) é aprovada

Nova Zona de Processamento de Exportação amplia acesso do país ao comércio exterior

O Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) aprovou, na última quarta-feira, 22/05, a criação de uma nova ZPE em Bacabeira, no Maranhão, e o primeiro projeto industrial da ZPE de Aracruz, no Espírito Santo.

A importante conquista da ZPE contou com a articulação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Em março deste ano, o presidente da Agência, Ricardo Cappelli, esteve com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos do Maranhão, José Reinaldo, e manifestou que iria auxiliar, junto ao Governo Federal, a implementação do projeto.

Ao presidir a reunião do Conselho, o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa, ressaltou a importância das ZPE para fortalecer a exportação de produtos nacionais, gerando emprego e renda para o país.

“O regime das Zonas de Processamento de Exportação é um importante instrumento para promoção da industrialização do país, com foco em produtos e serviços brasileiros com atratividade internacional”, disse.

As ZPEs consistem em áreas de livre comércio com o exterior destinadas à instalação de empresas com produção voltada à exportação. São consideradas zonas primárias para efeito de controle aduaneiro.

Como instrumento de política industrial, as zonas buscam fortalecer a balança de pagamentos, atrair investimentos estrangeiros, fortalecer a competitividade das exportações brasileiras e difundir novas tecnologias no país.

“Com isso, o estado vai poder atrair muitas empresas, gerar desenvolvimento e gerar o que é mais importante: empregos para a população do Maranhão”, celebrou Cappelli. “Parabéns ao governador Carlos Brandão, parabéns ao secretário José Reinaldo Tavares, que lideraram esse processo, acreditaram, trabalharam e conseguiram essa importante vitória para o Maranhão e para o Brasil”.

Combustível sustentável para aviação

A partir da aprovação da criação da ZPE de Bacabeira, o CZPE poderá avaliar a instalação de projetos industriais com potencial mapeado de R$ 15 bilhões em investimentos e de criação de mais de 20 mil empregos diretos e indiretos na região. O primeiro projeto já foi apresentado ao CZPE com a previsão de instalação de uma refinaria modular de combustível com capacidade de produção de combustível sustentável para aviação (SAF, na sigla em inglês) destinado à exportação. A medida deve ser objeto de deliberação em uma das próximas reuniões do Conselho.